Lista das principais vias de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Avenida Camapuã)

Abaixo temos os principais logradouros de Manaus, divididos por suas respectivas zonas:

Zona Norte[editar | editar código-fonte]

Zona Sul[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Eduardo Ribeiro: A avenida se estende por cerca de 2,5 quilômetros no Centro Histórico de Manaus. É uma das principais avenidas da cidade por possuir edifícios, lojas e prédios importantes do município. A avenida abriga também, prédios históricos importantes como o Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Hotel Manaós e o edifício do Banco Real.
  • Avenida Tefé: Antigamente chamada de Santa Cruz Machado, é uma importante avenida da cidade, que vai da Avenida André Araújo, na região do bairro Coroado, até ao bairro da Cachoeirinha. É famosa por cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, como por exemplo os bairros de Japiim e Raiz. Também é uma das maiores vias de ligação dos bairros da zona sul de Manaus ao centro de Manaus. A avenida abriga diversos prédios importantes, como o Makro, ULBRA, Fundação Rio Solimões e a Universidade UNI Nilton Lins.

Zona Centro-Sul[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Djalma Batista: É uma das maiores avenidas da capital amazonense, possuindo mais de 5 quilômetros, passa por bairros como o Nossa Senhora das Graças, Vieiralves, São Geraldo, Parque 10, Chapada e Flores. A avenida abriga diversos prédios importantes e três dos shopping centers de Manaus, como o Amazonas Shopping, Millenium Shopping e Manaus Plaza Shopping. Abriga também o Parque dos Bilhares e a Universidade do Estado do Amazonas.
  • Avenida Constantino Nery: Vai da Avenida Torquato Tapajós, na região do bairro Flores, até ao Centro Histórico de Manaus. É famosa por cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, como por exemplo os bairros de Flores e Chapada. Também é uma das maiores vias de ligação dos bairros da zona oeste ao do centro de Manaus.
  • Avenida André Araújo: A Avenida André Araújo, conhecida também como Estrada do Aleixo, é uma importante avenida da cidade de Manaus, que vai da Alameda Cosme Ferreira, na região do bairro Coroado, até a Rua Paraíba. É famosa por cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, no bairro Aleixo. A Avenida é considerada também a "via das comunicações" por sediar diversos prédios de emissoras de televisão. Também abriga outros prédios bem importantes, como a Sefaz, TRE e MPE. Também é uma das maiores vias de ligação dos bairros da zona leste de Manaus ao centro de Manaus.
  • Avenida Efigênio Sales: A avenida, conhecida também por V8, é uma importante avenida da cidade de Manaus, que vai da Avenida André Araújo e Alameda Cosme Ferreira, na região do bairro Coroado, até a Avenida Darcy Vargas, no bairro Parque 10. É famosa por cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, como por exemplo os bairros de Aleixo e Adrianópolis. Também é uma das maiores vias de ligação dos bairros da zona leste e Zona centro-sul ao centro de Manaus e à Zona oeste.
  • Avenida Tancredo Neves: A Avenida Tancredo Neves é uma importante avenida da cidade de Manaus, que vai da Rua do Comércio, na região do bairro Parque 10, até ao bairro Flores. É famosa por cortar regiões extremamente valorizadas da cidade, como por exemplo os bairros de Flores e os conjuntos de Jardim Primavera e Jardim Sakura. Também é uma das maiores vias de ligação dos bairros da Zona Norte de Manaus à Zona Centro-Sul e Sul da cidade.

Zona Oeste[editar | editar código-fonte]

Zona Leste[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Autaz Mirim (Grande Circular): É uma importante avenida da cidade, que vai da Avenida Cosme Ferreira, na região do bairro São José Operário, até ao bairro Cidade de Deus, em frente à Reserva Florestal Adolpho Ducke. É famosa por cortar bairros importantes da zona Leste de Manaus e por apresentar intensa atividade comercial.[2]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Governador Amazonino Mendes inaugura prolongamento da avenida das Torres, com 11,1 quilômetros». Governo do Estado do Amazonas. 30 de novembro de 2018. Consultado em 5 de janeiro de 2020 
  2. «Novo Shopping Grande Circular abre as portas para o público nesta quinta-feira». D24AM. 4 de novembro de 2017. Consultado em 5 de janeiro de 2020