Avenida Getúlio Vargas (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A avenida Getúlio Vargas é o principal logradouro do bairro Menino Deus, na região centro-sul de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

A avenida ocupa o local do antigo Arraial do Menino Deus, local de residência de segmentos mais tradicionais da sociedade porto-alegrense. Aqui se situava, no século XIX, a chácara dos Mariante e dos Noronha. Em 1915, a família fez erguer ali uma nova residência, com traço do arquiteto Hermann Otto Menschen, ostentando na fachada uma colossal estátua da Fortuna, da autoria de Jesus Maria Corona. [1]

Começou por se chamar rua de Santa Teresa e rua do Menino Deus, tomando depois o nome de rua 13 de Maio, comemorando o dia em que a Lei Áurea foi sancionada. Em 1935, por ocasião da visita de Getúlio Vargas a Porto Alegre, tomou o nome atual, como homenagem ao então presidente.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

Começa no entroncamento entre as avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto, Érico Veríssimo e Praça Garibaldi, terminando na rua José de Alencar.

A via é duplicada, contando com um canteiro central razoavelmente arborizado.

Na avenida situam-se diversos estabelecimentos comerciais de diversas áreas de varejo, e escritórios de serviços, além de agências bancárias e restaurantes.

Nela passam as linhas de ônibus 149-Icaraí e 177-Menino Deus, além da linha de lotação 02.1-Menino Deus. Não possui corredor exclusivo, como as principais artérias viárias de Porto Alegre.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um logradouro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.