Avenida Goiás (Goiânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura outra avenida homônima, veja Avenida Goiás.
Avenida Goiás
Vista da Avenida Goiás, com destaque para o relógio
Início Praça Cívica
Estado Goiás
Cidade Goiânia
Bairro(s) Setor Central
Fim Nerópolis

A Avenida Goiás foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia e é, atualmente, uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a avenida Nerópolis, na região noroeste. Faz o principal cruzamento da cidade com a avenida Anhanguera.

A avenida Goiás foi declarada patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 2004. Um trecho da avenida Goiás que corre ao longo do Centro de Goiânia foi objeto de uma ampla reestruturação. Esse projeto visa a valorização da principal avenida da cidade, inspirada nos boulevard franceses.

Na avenida estão os principais monumentos em Art decó de Goiânia, destacando-se: o Grande Hotel, o Coreto, o Monumento ao Bandeirante (no cruzamento com a avenida Anhanguera) e O Violeiro.

Atualmente, a Avenida Goiás conta com faixa exclusiva para transporte de ônibus público da Rede Metropolitana de Transporte Público de Goiânia (RMTC), e receberá o Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul concedida pela Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTC).