Avenida Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ruas e Avenidas de Curitiba
Avenida Paraná - panoramio.jpg
Bairros
Cabral
Boa Vista
Bacacheri
Tingui
Santa Cândida
Início
Rua Bom Jesus - Cabral
Término
Rua Theodoro Makiolka - Santa Cândida
Extensão
5.210 metros
Denominação Anterior
[carece de fontes?]
Lei Orgânica e Data
Lei orgânica - [carece de fontes?]
Representação Gráfica

A Avenida Paraná, é uma importante via da Curitiba, na região nordeste da capital paranaense.

A Paraná possui uma extensão de 5.210 metros, dividido em três pistas, iniciando-se no bairro Cabral, sendo uma continuação da Avenida João Gualberto, quando esta cruza com a Rua Bom Jesus, separando os bairros Cabral e Juvevê. A avenida termina quando se cruza com a Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, quando passa a ser a Estrada de Colombo (PR-417), que liga o bairro a cidade de Colombo, na região metropolitana.[1]

Por ela circulam várias linhas de ônibus entre Colombo e a região central de Curitiba, onde se situam três terminais de passageiros (Cabral, Boa Vista e Santa Cândida), que movimentam mais de 150 mil passageiros por dia.a[2][3][4]

A avenida tem destaque no comércio, com a presença de hipermercados. Entre os principais pontos de referência do bairro, encontramos:

Referências

  1. «Google Maps». Google Maps. Consultado em 14 de junho de 2018. 
  2. Curitiba, Prefeitura de. «TERMINAL BOA VISTA - Prefeitura de Curitiba». www.curitiba.pr.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2018. 
  3. Curitiba, Prefeitura de. «TERMINAL SANTA CÂNDIDA - Prefeitura de Curitiba». www.curitiba.pr.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2018. 
  4. Curitiba, Prefeitura de. «TERMINAL CABRAL - Prefeitura de Curitiba». www.curitiba.pr.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2018. 
  5. Curitiba, Prefeitura de. «Administração Regional Boa Vista - Serviço - Prefeitura de Curitiba». www.curitiba.pr.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2018.