Avião de papel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de um avião de papel.

O avião de papel é um brinquedo feito, em geral, de uma única folha de papel, normalmente sem cortes e sem o uso de colas ou adesivos, utilizando-se apenas a técnica de dobraduras. Por isso, a prática de construção de aviões de papel é muitas vezes referida como origami.

Origem[editar | editar código-fonte]

A origem dos aviões de papel é normalmente atribuída à China Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no Japão onde é conhecido como 紙飛行機 (kami hikōki; kami=papel, hikōki=avião).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Conceito sustentação x gravidade[editar | editar código-fonte]

Um avião de papel se mantem no ar, enquanto a sustentção ganhar a gravidade, mas quando a gravidade e maior que a sustentação, ele começa a descer. quanta maior a area da asa, maior a sustentação, outro meio de aumentar a sustentação e aumentar o angulo de ataque.

Conceito impulso x atrito[editar | editar código-fonte]

funciona igual ao conceito sustentação x gravidade, so que horizontal, enquanto o impulso vencer, o avião anda, mas se o atrito vencer, ele para, quanto maior a asa ou maior o angulo de ataque, maior o atrito,resumindo: um avião rapido deve ter asas finas, um avião planador precisa de asas grandes.

Dicas para um bom avião[editar | editar código-fonte]

um bom avião deve ter o centro de gravidade a mais ou menos 2 centimetros apos o meio, uma asa media, para ter sustentação o suficiente e deve ter dobras bem feitas.

[3]Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Avião de papel
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.