Aviação geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aviação geral - inclui quaisquer tipos de aviação, que não sejam voos regulares (de linhas aéreas) ou aeronaves militares. Isto inclui desde pequenos aviões de propriedade particular até modernos jatos executivos, helicópteros, balonismo, voos de treinamento (para pilotos iniciantes) e outras atividades aéreas.

Pode dizer-se que a aviação geral compreende todos os serviços aéreos não operados por companhias aéreas, empresas de vôos charter ou pelos militares. Mais de 370.000 aeronaves e 1 milhão de pilotos no mundo inteiro voam cerca de 27 milhões de horas (estimadas em 2007) nesse sistema.

Essas operações consistem em: negócios, turismo, serviços de procura e resgate, treinamento, recreação, serviço aéreo ambulatorial e uma variedade de outros usos que completam o sistema mundial de transporte. Esses vôos contribuem significativamente para a economia das nações em que operam, sendo difícil imaginar um sistema mundial de transporte sem a aviação geral.

A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) define como:

1) Serviços Aéreos – Uma operação onde a aeronave é usada para serviços especializados como: agricultura, construção, fotografia, observação e patrulhamento, procura e resgate, propaganda aérea, etc.

2) Operações de Transportes Aéreos Comerciais – Uma operação onde a aeronave é usada para transporte de passageiros, cargas ou correio por remuneração ou contratação.

3) Operações de Aviação Geral – Uma operação onde a aeronave é usada para transporte aéreo comercial ou operações de trabalhos aéreos.

Cerca de dois terços dos voos em aviação geral/serviços aéreos são conduzidos por serviços públicos e de negócios que precisam de um transporte mais flexível do que as companhias áreas podem oferecer. Essa flexibilidade vai desde um pequeno empresário local voando seu próprio pequeno avião para visitar quatro clientes num único dia, ou um CEO mais cinco membros de sua equipe a 30.000 pés de altitude voando para uma importante reunião de negócios. Voando por companhias aéreas o pequeno empresário poderia demorar quatro dias e três diárias de hotel, para o segundo, seria impossível.

Assim como a família automobilística, a família da aviação (própria ou alugada) pode fornecer mobilidade e prazer, e é quase sempre mais prazerosa, evitando trânsito pesado e o stress.

Comummente as pessoas imaginam que um pequeno negócio em aviação pode ser somente desfrutado por aqueles com excelentes condições financeiras. Na verdade, muitas pessoas da classe média voam através desse sistema, custando menos até do que a aquisição de um novo carro.

A grande frota composta pela aviação geral faz parte de uma indústria multi-bilionária que gera ainda mais atividades económicas. Milhares de comunidades se beneficiam com a criação de aeroportos, alavancando a economia local.

Aviação Geral e Serviços Aéreos salvam vidas:

Todos os dias a aviação geral transporta suplementos médicos como sangue, órgãos para transplante e além de outros elementos fundamentais para a preservação da vida. Ambulâncias aéreas fornecem transporte urgente e eficiente em caso de traumas e acidentes. Inclusive, muitos pilotos trabalham voluntariamente (usando sua própria aeronave) no transporte de pacientes que não podem passar por uma longa viagem por terra.

Velocidade e flexibilidade:

Mais e mais pessoas estão descobrindo que a aviação geral é rápida, eficiente e segura, abrindo um novo espaço para oportunidades de viagens. Para ambas viagens particulares ou de negócios, a aviação geral significa ir onde se quer ir (e não apenas onde as companhias aéreas te levam), quando se quer ir (sem depender dos horários fixados pelas companhias aéreas) e na privacidade e segurança que se deseja. O resultado é uma maior flexibilidade do transporte e produtividade.

Aviação Geral/Serviços Aéreos - protegendo nosso meio ambiente:

A maneira mais eficiente e financeiramente compensatória de conduzir pesquisas sobre a vida selvagem, erosão do solo, migrações de pássaros e patrulhas florestais é através da aviação geral. Aeronaves públicas e privadas especialmente equipadas recolhem informações vitais para o trabalho de biólogos especialistas, patrulheiros florestais, ambientalistas e outros.

Os serviços aéreos vêm sendo longa e amplamente utilizados no combate ao fogo em florestas e parques. Helicópteros e aviões bombeiros salvam milhões de hectares de florestas anualmente, protegendo casas, parques nacionais e florestas.

Aviação Geral/Serviços Aéreos - trazendo mais segurança ao trânsito:

Helicópteros que trabalham para rádios ou sistemas de televisão ajudam milhões de pessoas no seu embate diário com o trânsito informando acidentes e congestionamentos. Numa viagem você usará mapas desenhados e constantemente atualizados por fotos aéreas. Essa informação básica também é utilizada por urbanistas, engenheiros e agências governamentais no planejamento de ruas e estradas, além das melhorias na infraestrutura do transporte.

Aviação Geral/Serviços Aéreos - trabalhando enquanto você dorme:

Durante toda a noite, aeronaves transportam desde cheques cancelados até outros documentos importantes para a manutenção do sistema bancário.

Aviação Geral/Serviços Aéreos – ajudando a agricultura:

Pilotos cuidam de mais de um milhão de hectares de área plantada todos os anos, aumentando a produção mundial agrícola.

Os serviços realizados vão desde o plantio até a fertilização e proteção da plantação que são muito mais eficientes quando feitos através de aeronaves, que cobrem uma grande área no menos espaço de tempo possível. O resultado? Uma maior produtividade com menos custo para o agricultor.

Aviação Geral/Serviços Aéreos – ajudando a polícia:

Aeronaves revolucionaram a polícia municipal, estadual e federal através do patrulhamento de estradas, transporte de presos, monitoração das fronteiras e localização de desaparecidos.

fonte: http://www.appa.org.br/o-que-e-aviacao-geral/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.