AvtoVAZ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
AvtoVAZ
Estatal
Atividade Automobilística
Sede Rússia
Produtos Automóveis
Website oficial http://www.lada.ru (em russo)
Emblema utilizado no Lada 2105 ou Riva/Laika e Lada Samara.

AvtoVAZ (em russo: АвтоВАЗ) é uma montadora de automóveis russa que se encontrava sob controle estatal. Atualmente a Renault é dona de 67% da empresa a tonando sua controladora. É mais conhecida como Lada, denominação adotada nos anos 60 quando operou em parceria com a Fiat. A fábrica é localizada em Togliatti. Foi vendido no Brasil, durante o período de abertura econômica pelo presidente Collor. O modelo 2105, também conhecido como Laika/Riva é um dos que estão a mais tempo em produção. Outros modelos importantes são o Niva e o Samara.

Parceria com a Renault[editar | editar código-fonte]

Em 8 de dezembro de 2007 foi anunciada uma parceria entre empresas estatais russas e a Renault para revitalizar a AvtoVAZ e a marca Lada. O estado russo, via empresas estatais, e a Renault serão sócios na proporção de 50% para cada em uma sociedade de propósito específico que, por sua vez, deterá pelo menos 50% de participação no capital da AvtoVAZ.

De acordo com o chefe da estatal Russian Technologies, controladora da AvtoVAZ, Serguei Tchemezov, a Renault e a montadora russa pretendem fazer um carro custando cerca de 15 mil dólares e elevar a produção para 1,5 milhão de veículos por ano.[1] Em 2012 a Renault aumentou sua participação na empresa para 67% através de um novo acordo a tornando assim sua controladora, enquanto o estado russo se tornou sócio minoritário.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre AvtoVAZ

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.