Província de Awa (Chiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Awa (província de Chiba))
Mapa das províncias japonesas (1868) com a província de Awa em destaque

Awa (安房国 Awa no Kuni?) foi uma antiga província do Japão que hoje é parte da prefeitura de Chiba. Awa fazia fronteira com a Província de Kazusa. localiza-se na ponta da Península de Bōsō (房総半島), cujo nome recebe o primeiro kanji de Awa e o segundo das províncias de Kazusa e Shimousa.

Estabelecida em 718, da divisão de Kazusa, era composta por quatro distritos: Asai, Awa, Heguri e Nagasa. A capital ficava no distrito de Heguri. Apesar do lugar nunca ter sido descoberto, acredita-se que estivesse próximo a Miyoshi.

Ukiyo-e de Hiroshige representando um porto em Awa -- especificamente, a vila de Kominato

História[editar | editar código-fonte]

Awa foi originalmente um dos quatro distritos da Província de Kazusa. Era bem conhecido da corte imperial do Período Nara por seus abundantes frutos do mar, e é mencionado nos Registros de Nara da época como um dos primeiros fornecedores de peixe para a Corte na época do reinado do semi-legendário do Imperador Keiko. Em 2 de Maio de 718 o Distrito de Awa foi elevado ao status de província. Em 10 de dezembro de 741, voltou a ser distrito de Kazusa, mas recuperou o seu estatuto de província em 757. A localização exata da capital da nova província não é conhecida, mas acredita-se ter sido em algum lugar dentro das fronteiras da moderna cidade de Minamiboso, Chiba , no entanto, seu templo Kokubun-ji foi localizado no que hoje é a cidade de Tateyama, Chiba assim como o o Ichinomiya (Santuário de Awa) da província.

Durante o Período Heian , a província foi dividida em numerosos Shoens controlado por clãs de samurais locais. Esses clãs lutaram ao lado de Minamoto no Yoritomo nas Guerras Genpei. A história da província no Período Kamakura é incerto, mas estava sob o controle do Clã Yuki e do Clã Uesugi no início do Período Muromachi. Já no Período Sengoku , o Clã Satomi assumiu o controle de grande parte das Províncias de Awa, Kōzuke e Shimōsa. Os Satomi lutaram ao lado de Tokugawa Ieyasu na Batalha de Sekigahara, mas depois foram implicado nas intrigas políticas de Ōkubo Tadachika em 1614, foram obrigados a entregar seus domínios e se mudarem para o Domínio de Kurayoshi na Província de Hōki. Awa se tornou território tenryō administrado por vários hatamoto além de cinco pequenos domínios criados no Período Edo (três dos quais sobreviveram à Restauração Meiji), além de dois domínios criados no início do Período Meiji. A província inteira tinha uma renda avaliada de 95.736 koku.

Os vários domínios e território tenryō (sob o controle direto do Shogunato Tokugawa) foram transformados em províncias de curta duração em julho 1871 pela abolição do sistema han, e todo o território da Província de Awa passou a fazer parte da nova Província de Chiba em 15 de junho de 1873.

Lista de distritos e vilas[editar | editar código-fonte]

  • Distrito de Awa (安房郡?)
  • Distrito de Asai (朝夷郡?)
  • Distrito de Nagasa (長狭郡?)
  • Distrito de Heguri (平群郡?)

Domínios na Província de Awa[editar | editar código-fonte]

Domínio Daimyo Data Renda (koku) Tipo
Domínio de Nagao ( 長尾藩?) Honda 1868-1871 40,000 fudai
Domínio de Tōjō ( 東条藩?) Saigo 1620-1693 10,000 fudai
Domínio de Hanabusa ( 花房藩?) Nishio 1871-1871 35,000 fudai
Domínio de Tateyama ( 館山藩?) Nishio 1781-1871 10,000 fudai
Domínio de Hōjō (北条藩?) Mizuno 1638-1827 15,000 fudai
Domínio de Funagata ( 船形藩?) Hiraoka 1864-1868 10,000 fudai
Domínio de Awa-Katsuyama ( 安房勝山藩?) Sakai 1590-1871 12,000 fudai
Domínio de Awa-Saigusa ( 安房三枝藩?) Saigusa 1638-1639 15,000 fudai
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.