Axel Heiberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Axel Heiberg (16 de Março de 1848 – 4 de Setembro de 1932) foi um diplomata norueguês, empresário e patrono.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Heiberg estudou fora do seu país de origem e, após um período como cônsul da Noruega na China, regressou a casa, onde financiou a criação da destilaria Ringnes em 1876, juntamente com os irmãos Amund Ringnes (destilador) e Ellef Ringnes (administrador e vendedor).

Juntamente com o proprietário de navios Thomas Fearnley, a destilaria patrocinou a expedição ao Polo Norte de Fridtjof Nansen e Otto Sverdrup, e financiou a construção do navio de exploração Fram. Heilberg foi homenageado ao ser dado o seu nome à Ilha Axel Heiberg no Canadá, ao Glaciar Axel Heiberg na Antártida e às ilhas Geiberg na Sibéria.

Em 1878, Heiberg foi um dos fundadores do clube de remo Christiania RK. Mais tarde fundaria o "Fundo do Cônsul Axel Heiberg e Fabricante Hans B. Fasmer" (transferido, em 1915, para o Fundo Fridtjof Nansen). Em 1898, criou a Sociedade Florestal Norueguesa sendo o seu administrador até 1923.

Foi casado com Ragnhild Meyer, filha de Thorvald Meyer; tiveram um filho, Ingeborg.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brøgger, Waldemar Christofer, (1932), Axel Heiberg in memoriam, Nordisk Tidskrift för Vetenskap, Konst och Industri.
  • Barr, Susan. «Axel Heiberg». In: Knut Helle. Norsk biografisk leksikon (em norueguês). Oslo: Kunnskapsforlaget. Consultado em 7 de Agosto de 2009. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.