Axioma de construtibilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Axioma de Construtibilidade)

Na matemática, o Axioma de Construtibilidade é um possível axioma na teoria axiomática de conjuntos, que declara que todo conjunto é construtível. Esse axioma é geralmente escrito como "V = L", sendo V o universo de von Neumann e L o universo construível de Gödel.

O Axioma de Construtibilidade foi enunciado em 1938 por Kurt Gödel.[1]

Consequências[editar | editar código-fonte]

O Axioma de Construtibilidade resolve varias questões matemáticas que são independentes dateoria axiomática de conjuntos de Zermelo-Fraenkel.

O Axioma de Construtibilidade implica a teoria do axioma da escolha, a hipótese do continuo generalizada, a negação da hipótese de Suslin e a existência de um conjunto de números reais não mensurável.

Aceitação[editar | editar código-fonte]

Apesar de o Axioma de Construtibilidade resolver as questões mencionadas acima, ele não é tipicamente aceito como axioma da teoria de conjuntos, como são aceitos os axiomas de ZFC. Ele é visto com sendo desnecessariamente restritivo, sobretudo por contradizer a existência de alguns grandes axiomas cardinais, como os cardinais compactos.

Referências

  1. Gödel, Kurt (1938). «The Consistency of the Axiom of Choice and of the Generalized Continuum Hypothesis». Proceedings of the National Academy of Sciences, U.S.A. 24: 556-557 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]