Azai Hisamasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Azai Hisamasa
Nascimento 1524
Morte 23 de setembro de 1573 (49 anos)
Cidadania Shogunato Ashikaga, Japão
Ocupação samurai
Título daimiô
Causa da morte esfaqueamento

Azai Hisamasa (浅井 久政 1526 - 23 de Setembro de 1573 ) foi um daimyo durante o período sengoku do Japão , ele foi o segundo chefe do clã Azai. Ele era pai de Azai Nagamasa e Kyōgoku Maria ele foi avô de Saitō Tatsuoki e Yodo-Dono e foi tataravô de Toyotomi Hideyori.

Vida e Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

Hisamasa sucedeu o clã após a morte do seu pai em 1542, ele não era um líder forte como seu pai e durante um tempo ele foi perdendo seus domínios para o clã Rokkaku, e ele acabou se tornando um retentor de Rokkaku Yoshikata. Em 1560 para ter novamente suas terras e ser um clã independente o seu filho Azai Nagamasa fez um ataque direto a Yoshikata que o fez recuar, assim o clã Azai conseguiu recuperar suas terras. Essa batalha ficaria conhecida como a Batalha de Norada, e após essa batalha Hisamasa foi forçado a se aposentar, dando lugar a Nagamasa para ser o novo líder do clã. Mas Hisamasa ainda manteve algum domínio do clã.

O fim do clã[editar | editar código-fonte]

Em 1564 Oda Nobunaga fez uma aliança com o clã Azai, oferecendo sua irmã mais nova Oichi para se casar com Nagamasa, e assim foi feito aliança Oda-Azai. E nessa mesma época Nobunaga estava lançando um campanha para domínio da província de Mino, do clã Saitō. Na época o líder do clã era Saitō Tatsuoki que era seu neto e sobrinho de Nagamasa. Após a conquista de Mino , em 1570 Nobunaga decidiu marchar para capital, mas o mesmo seria impedido por Asakura Yoshikage que na época era o líder do clã Asakura, e um aliado antigo dos Azai's. Os Asakura's pediram reforços aos seus aliados, como Hisamasa teve bastante ajuda dos Asakura's durante batalhas contra o Rokkaku; Hisamasa levantou um grande apoio para ajudarem aos Asakura's que eram seus aliados a tempo, Nagamasa decidiu ficar neutro por causa de Oichi, porém o mesmo não conseguiu um apoio o suficiente para derrubar seu pai. Assim a aliança Oda-Azai, foi quebrada e os Asakura's foram reforçados pelo clã Azai, porém Nobunaga conseguiu recuar.

Em 1570 o seu clã Azai, enfrentou Oda Nobunaga e Tokugawa Ieyasu na batalha de Anegawa mas foram derrotados mesmo com ajuda do clã Asakura.

E em 1573 Nobunaga atacou a casa dos Azai's o Castelo de Odani, ele viu que seu clã não iria conseguir enfrentar o grande exercito de Nobunaga, e acabou cometendo seppuku e o castelo foi incendiado e demolido. Seu filho teve o mesmo destino, e assim houve o fim do clã Azai.

Família[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Edmond Papinot, Historical and geographical dictionary of Japan, F. Ungar Pub. Co., 1964.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]