Azerbaijão (Irã)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre uma região do Irã. Para outros significados, veja Azerbaijão (desambiguação).
Localização do Azerbaijão no mapa do Irã

Azerbaijão ou Azarbaijão (em persa: آذربایجان جنوبی; Āzarbāijān; em azeri: گونئی آذربایجان , em curdo: آذربایجان ), também Azerbaijão iraniano ou Azarbaijão iraniano (persa: آذربایجان جنوبی; Āzarbāijān-e Jonoubi), é uma região histórica no noroeste do Irã. É também historicamente conhecida por Atropatene.

Alguns se referem ao Azerbaijão iraniano como "Azerbaijão do Sul" ou "Azerbaijão Meridional" e, à República do Azerbaijão, como "Azerbaijão do Norte" ou "Azerbaijão Setentrional". [1][2] Tais denominações, segundo algumas fontes, seriam politicamente motivadas.[3][4][5]

Etimologia e uso[editar | editar código-fonte]

O nome Azerbaijão é derivado de Atropates, o sátrapa (governador) dos Medos no Império Aquemênida, que governou uma região localizada no atual Azerbaijão iraniano chamada Atropatene (᾿Ατροπατήνη). Acredita-se que o nome Atropate origina-se do persa antigo, significando "protegido pelo fogo".[6] O nome também é mencionado no Fravardim Iaste avéstico: âterepâtahe ashaonô fravashîm ýazamaide, que traduzido literalmente significa: 'adoramos o Fravaxi do santo Atarepata'.[7]

No persa médio, o nome da província era Aturpatacã (Āturpātākān); no persa dos séculos VIII a IX,[8] Adarbadagã ou Adarbaiagã (آذربادگان/آذرآبادگان, Ādharbādhagān/Ādharbāyagān), e atualmente, Azerbaijão (Āzerbāydjān ou Āzarbāydjān; no grego bizantino era Adrabiganão (᾿Αδραβιγάνων, Adravigánon); em armênio, Atrepatacã (Ատրպատական, Atrpatakan); e em siríaco, Adorbaigã (Adhorbāyghān).[9]

O nome Atropate, no médio persa, foi transformado em Adarbade e está relacionado com o zoroastrianismo. Adarbade Maraspandã era um sacerdote zoroastrista famoso por seus conselhos.[10] O Azerbaijão, em razão dos seus numerosos templos do fogo, aparece em várias fontes históricas como sendo o local de nascimento do profeta Zaratustra, embora os estudiosos ainda não tenham chegado a um acordo sobre o local de seu nascimento.[11]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Azerbaijão iraniano é geralmente considerado a porção noroeste do Irã, compreendendo as províncias de Zanjã, Azerbaijão Oriental, Azerbaijão Ocidental e Ardabil. Faz fronteira com a República do Azerbaijão,[12] a Armênia, Turquia e Iraque e tem uma população de cerca de 25 milhões de habitantes. O Azerbaijão é famoso por sua grande beleza natural. Existem 17 rios e dois lagos da região. Suas principais indústrias são as do algodão, dos frutos de casca dura, dos produtos têxteis, do chá, de máquinas e equipamentos elétricos. O norte, região de clima alpino, que inclui o lago Úrmia, é montanhoso, com vales profundos e férteis planícies.

A região é delimitada ao norte pela Armênia e a República do Azerbaijão e a oeste pelo lago Úrmia e a região de população curda do Irã, e a leste pelo Talistão e a província de Gilan.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Grãos, frutas, algodão, arroz, amêndoas, e tabaco são as culturas básicas da região.

Indústrias e artesanatos[editar | editar código-fonte]

As indústrias incluem máquinas e ferramentas, fábricas de veículos, refinarias de petróleo, complexo petroquímico, transformação de alimentos, cimento, têxteis, equipamentos elétricos, usinas de açúcar. Oleodutos e gasodutos correm através da região. Também são produzida lã, tapetes, peças em metal.

Pessoas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Demografia do Irã

O Azerbaijão é a principal área de língua turca do Irã, uma das mais ricas e mais povoadas regiões do país, apresentando um quadro de homogeneidade étnica que talvez seja enganoso. A região abriga vários grupos linguísticos, religiosos e minorias tribais. Ao mesmo tempo, azeris são encontrados fora da região.[13]

Seguidores do xiismo, os azeris iranianos compõem a maioria da população do Azerbaijão. A população azeri do Irã é encontrada principalmente nas províncias do noroeste: Azerbaijão Oriental, Azerbaijão Ocidental, Ardabil, Zanjã e algumas regiões do Curdistão, Hamadã e Markazi. Muitos outros vivem em Teerã, Karaj e em outras regiões.[14]

Grupos menores de curdos, armênios, assírios, taliches, judeus, georgianos e persas também habitam o Azerbaijão.

Províncias e cidades[editar | editar código-fonte]

O Azerbaijão iraniano está dividido em províncias: Azerbaijão Oriental (1996 pop. 3.325.540), Azerbaijão Ocidental (1996 pop. 2.496.320), Ardabil (1996 pop. 1.168.011), Zanjã (1996 pop. 900.890)[15][1] As principais cidades são: Tabriz (a capital do Azerbaijão Oriental), Úrmia (a capital do Azerbaijão Ocidental), Ardabil (a capital de Ardabil), Maragheh, Maranda, Zanjã e Coi.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História do Irã

Período pré-islâmico[editar | editar código-fonte]

O mais antigo reino conhecido no Azerbaijão iraniano é o da Maneia, que governou a região sudeste do lago Úrmia centrado em torno da atual cidade de Saquiz. Os maneanos eram uma confederação de grupos iranianos e não-iranianos. Segundo o professor Zadok:

Segundo a Enciclopédia Britânica, os Medos foram um:

No século VIII a.C., o Azerbaijão, assim como Hamadã, Teerã e Ispaã foram colonizados pelos medos. O Azerbaijão mais tarde se constituiu na província da Média Menor do Império Aquemênida.

Depois que Alexandre, o Grande conquistou a Pérsia, ele nomeou (328 a.C.) como governador da região, o general persa Atropates, que posteriormente fundou uma dinastia independente. A região, que veio a ser conhecida como Atropatene ou Média Atropatene (depois Atropates), foi muito disputada. No século II a.C., foi libertada da dominação selêucida por Mitrídates I do Império Arsácida, e mais tarde foi feita província do Império Sassânida de Artaxes I. Sob o governo sassânida, o Azerbaijão foi governado por um marzobã, e, no final do período, pertenceu à família de Farruque Hormisda. Heráclio, o imperador bizantino, dominou por pouco tempo a região, no século VII até que a paz foi feita com os sassânidas. Depois da conquista islâmica da Pérsia, os árabes invasores converteram a maior parte do povo da região para o Islamismo, e o Azerbaijão passou a fazer parte do califado.

Período islâmico[editar | editar código-fonte]

A conquista árabe[editar | editar código-fonte]

Durante a invasão islâmica do Azerbaijão, o nome do general do Irã, era Rustã Farruquezade, filho de Farruque Hormisda. Rustã nasceu no Azerbaijão e conduziu o exército sassânida nas batalhas.

Ele também é mencionado no Épica dos Reis:

چو نامه بخوانی تو با مهتران/برانداز و برساز لشکر بران

همی تاز تا آذرآبادگان/ دیار بزرگان و آزادگان
همیدون گله هرچه داری ز اسب/ببر سوی گنجور آذرگشسب

O exército sassânida persa foi derrotado na batalha de Cadésia e Rustã foi morto na mesma batalha. Em 642, o comandante persa Piruzã lutou contra os muçulmanos em Niavende, que era a porta de entrada para as províncias do Azerbaijão, Armênia e Albânia. A batalha foi vencida mais uma vez pelos muçulmanos, que invadiram então o Azerbaijão. Os muçulmanos se fixaram no Azerbaijão como também em muitas outras partes do Irã. De acordo com o historiador Kasravi, os muçulmanos fixaram no Azerbaijão um número de pessoas maior do que em outras províncias, devido às suas vastas e verdejantes pastagens. As revoltas locais contra o Califado eram comuns e a mais famosa delas foi a do movimento persa dos curramitas.

Abássidas e Seljúcidas[editar | editar código-fonte]

Depois da revolta de Pabeco que era um zoroastriano de formação neomasdaquita, a influência do califado abássida no Azerbaijão ficou enfraquecida, permitindo o ressurgimento de dinastias nativas no Azerbaijão. Mais tarde, o Azerbaijão foi tomado pelo curdo Daisam e o dailamita Marzubã. Os dailamitas foram sucedidos pelos curdos Rauádidas. Após confrontos com as populações locais curdas que já tinham criado suas próprias dinastias e emirados em vastas áreas do Azerbaijão, os seljúcidas dominaram a região no século XI e início do XII, dando início à "turquificação" das populações nativas. Em 1136, o Azerbaijão foi dividido em Atabakan-e-Azerbaijão e Atabakan-e-Maragheh. Foi invadido pelo Khwarizm Shah Jalal ad-din até o advento das invasões mongóis.

Período mongol e turcomano[editar | editar código-fonte]

Os mongóis sob o comando de Hulagu Cã estabeleceram sua capital em Maragheh. O Safina-yi Tabriz é um livro que descreve a condição intelectual geral de Tabriz durante o período ilcânida. Depois de ter sido conquistada por Tamerlão, no século XIV, Tabriz se tornou uma importante capital provincial do Império Timúrida. Mais tarde, Tabriz tornou-se a capital da Confederação do Cordeiro Negro.

Safávidas, interlúdio afegão, afexares e Cajar[editar | editar código-fonte]

Foi a partir de Ardabil (antiga Artavila), que a dinastia safávida surgiu para renovar o Estado da Pérsia e estabelecer o Xiismo como a religião oficial do Irã.

Após 1502, o Azerbaijão passou a ser o principal baluarte e base militar dos safávidas. Entretanto, entre 1514 e 1603, os otomanos frequentemente ocuparam Tabriz e outras partes da província. O controle safávida foi restaurado pelo Abas I, mas durante a invasão do Afeganistão (1722-1728) os otomanos recapturaram o Azerbaijão Ocidental e outras províncias do Irã, até Nader Xá os expulsar.

No início do reinado de Carim Cã Zande, o afegão Azade Cã revoltou-se no Azerbaijão e, posteriormente, os curdos Dumbuli de Coi e outros chefes tribais governaram várias partes do território. Com o advento dos cajares, o Azerbaijão tornou-se a tradicional residência dos príncipes-herdeiros. Neste momento, a última fronteira norte do Irã com a Rússia (ao longo do rio Aras) foi criada em 1828 (Tratado de Turkmenchay). Depois de 1905 os representantes do Azerbaijão foram muito ativos na Revolução Constitucional Iraniana.

Período Moderno[editar | editar código-fonte]

O exército (tsarista) russo ocupou o Azerbaijão em 1909, e novamente nos períodos 1912-1914 e 1915-1918. As forças otomanas ocuparam-no nos períodos 1914-1915 e 1918-1919. As forças bolchevique ocuparam o Azerbaijão iraniano e outras partes do Irã em 1920-1921,[18] e as forças soviéticas ocuparam o Azerbaijão iraniano em 1941. Em maio de 1946 foi criado o Estado autônomo do Azerbaijão, apoiado pela União Soviética, mas que teve curta duração sendo dissolvido após a reunificação do Azerbaijão iraniano com o Irã, em novembro do mesmo ano.[19] As províncias azerbaijanas têm desempenhado um papel importante na vida cultural e econômica do Irã, tanto na dinastia Pálavi, quanto na Revolução Iraniana.

Cultura[editar | editar código-fonte]

O Vararanes V foi um grande incentivador das tradições e poesias persas. Citado por Nezami em "Barã e a princesa indiana no Pavilhão Negro" Khamse ("Quinteto"), século XVI, Império Safávida

Os azeris estão culturalmente muito próximos do restante dos iranianos, embora sua língua seja a turcomana. O povo do Azerbaijão têm DNA semelhante a de outros povos iranianos,[20][21] assim como sua religião que é a xiita e que os diferenciam de outros falantes do turcomano (que são na sua maioria de muçulmanos sunitas). Os azeris festejam o Naw-Rúz como a virada do ano novo iraniano, a chegada da primavera.

O Azerbaijão tem um estilo de música própria no Irã. Muitas danças locais e músicas folclóricas permanecem vivas entre os diversos povos das províncias. Embora a língua azeri não seja uma língua oficial, ela é amplamente utilizada, principalmente nas tradições orais, entre os azeris do Irã. Muitos poetas oriundos do Azerbaijão escrevem poesia em persa e em azeri. Dentre os renomados poetas de língua azeri estão: Nasimi, xá Ismail I (que ficou conhecido com os pseudônimos de Khatai), Fuzuli, e Mohammad-Hossein Shahriar.

Fuzuli e Nasimi provavelmente nasceram fora do que é hoje o Azerbaijão iraniano. O azeri era a língua dominante das dinastias reinantes dos governantes turcomanos da região, tais como a Confederação do Cordeiro Branco e, mais tarde, foi utilizada nas cortes safávidas por um curto período de tempo, até que o persa foi adotado, no entanto, o turcomano era utilizado principalmente entre os guerreiros Quizilbache. Como uma grande província do Irã (Pérsia), o Azerbaijão é mencionado em muitas ocasiões, na Literatura persa pelos grandes autores e poetas persas. Exemplos:

گزیده هر چه در ایران بزرگان

زآذربایگان و ری و گرگان
Todos os nobres e grandes do Irã,
Escolhidos do Azerbaijão, Ray, e Gurgã.

 
از آنجا بتدبیر آزادگان

بیامد سوی آذرآبادگان
A partir daí, os sábios e os livres,
foram para a Azerbaijão

 
Nizami.
به یک ماه در
آذرآبادگان

ببودند شاهان و آزادگان
Durante um mês, Os Reis e Os Livres,
Escolheriam estar no Azerbaijão

 
Ferdusi.

Colégios e Universidades[editar | editar código-fonte]

  • Universidade de Tecnologia de Sahand
  • Universidade de Medicina e Ciências de Tabriz
  • Universidade de Tabriz
  • Universidade de Medicina e Ciências de Úrmia
  • Universidade de Úrmia
  • Universidade de Medicina e Ciências de Ardabil
  • Universidade Mohaghegh Ardabili
  • Instituto para Estudos Avançados em Ciências Básicas
  • Universidade de Zanjan
  • Universidade de Tarbiat Moallem do Azerbaijão
  • Universidade de Artes Islâmicas de Tabriz
  • Universidade de Maragheh

Referências

  1. Doerfer, G. "Azerbaijan", viii "Azerbaijan Turkish",Encyclopaedia Iranica pag. 246.
  2. Brown, Cameron S. (dez 2002). "Observations from Azerbaijan." Middle East Review of International Affairs: v. 6, no. 4.
  3. Michael P. Croissant, The Armenia-Azerbaijan Conflict: Causes and Implications, Praeger/Greenwood, 1998. Excerto da pag 61: "During the Soviet-era historical revisionism and myth-building intended to denounce imperialism, the notion of a "northern" and "southern" Azerbaijan was created and propagated throughout USSR. It was charged that the "two Azerbaijans" once united were separated artificially by conspiracy between imperial Russia and Iran".
  4. Brown, Michael E. (ed.) Ethnic Conflict and International Security, Princeton University Press, 1993.
  5. Fragner, Bert G. " 'Soviet Nationalism’: An Ideological Legacy to the Independent Republics of Central Asia" in Van Schendel, Willem (ed.). Identity Politics in Central Asia and the Muslim World: Nationalism, Ethnicity and Labour in the Twentieth Century. London: I. B. Tauris & Company, Limited, 2001. Excerto da pag 24: "Under Soviet auspices and in accordance with Soviet nationalism, historical Azerbaijan proper was reinterpreted as 'Southern Azerbaijan', with demands for liberation and, eventually, for 're'-unification with Northern (Soviet) Azerbaijan – a breathtaking manipulation. No need to point to concrete Soviet political activities in this direction, as in 1945–46 etc. The really interesting point is that in the independent former Soviet republics this typically Soviet ideological pattern has long outlasted the Soviet Union."
  6. M. L. Chaumont. «Atroapates». Encyclopedia Iranica 
  7. «FRAWARDIN YASHT ("Hino aos Anjos da Guarda") Traduzido por James Darmesteter (From Sacred Books of the East, American Edition, 1898)» 
  8. Johanson, Lars; Bulut, Christiane (2006).Turkic-Iranian contact areas: historical and linguistic aspects. Wiesbaden: Harrassowitz.
  9. Minorsky, Vladimir. Ad̲h̲arbayd̲jān (azarbāyd̲j̲ān). Encyclopaedia of Islam (editada por P. Bearman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel e W.P. Heinrichs). Brill. ISBN: 9789004161214, 1960-2007.
  10. «R. C. Zaehner, The Teachings of the Magi, London, 1956, p. 101» 
  11. G. Gnoli, "Zoroaster's time and homeland". Naples, 1980
  12. «M. N. Pogrebova, Encyclopedia Iranica, Archeology. viii. Northern Azerbaijan (Republic of Azerbaijan), 16 de junho de 2004» 
  13. Encyclopaedia Iranica, p. 243
  14. Azarbaijanis
  15. «Provinces of Iran - 1996 Census figures, page last updated: 19-04-2006,2 de abril de 2007» 
  16. «MANNEA by R. Zadok in Encyclopaedia Iranica» 
  17. "Mede." Encyclopædia Britannica. 2007. Encyclopædia Britannica Online. 12 Fev 2007 <http://www.britannica.com/eb/article-9051719%3E
  18. «Younes Parsa Benab, "The Gilan Soviet Republic and Azadistan in Iranian Azerbaijan (1917-1921)"» 
  19. «Cold War International History Project Virtual Archive 2.0 Collection: 1945-46 Iranian Crisis» 
  20. «"Maziar Ashrafian Bonab" — Department of Genetics, University of Cambridge9 de junho de 2006» 
  21. «"Cambridge Genetic Study of Iran" — ISNA (Iranian Students News Agency), 06-12-2006, news-code: 8503-060689 de junho de 2006» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Azerbaijão (Irã)