Azrieli Center

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Azrieli Center
Azriely Center.jpg
História
Arquiteto
Desenvolvedor
Período de construção
Abertura
1999
Custo
350.000.000 USD
Status
Completado
Uso
Escritórios, hotel, residencial, espaço público e shopping
Arquitetura
Estilo
Telhado
Círculo-186 m
Triângulo-169 m
Quadrado-154m
Altura
187 m, 169 m, 154 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Superfície
150.000 m²
Pisos
Círculo-49
Triângulo-46
Quadrado-42
Administração
Contratante
Proprietário
Localização
Localização
Endereço
Coordenadas

Azrieli Center é um complexo de arranha-céus de Tel Aviv, Israel. Na base do complexo localiza-se um grande shopping. O centro foi originalmente concebido pelo arquiteto americano-israelense Eli Attiyah e depois que ele se desentendeu com o desenvolvedor do centro David Azrieli (após o qual recebeu o nome), a realização do projeto foi transferida para a empresa de Tel Aviv Moore Yaski Sivan Arquitetos, após ter discutido com os desenvolvedores do projecto. O centro leva o nome de Azrieli proprietário do complexo e da empresa Azrieli Group.[1]

Azrieli Center

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

O Centro Azrieli está situado num terreno de 34.500 metros quadrados no centro de Tel Aviv. O custo de sua construção estima-se em 350 milhões de $.

As Torres Azrieli são três:

  • A torre circular, a maior, que mede 195 metros e sua construção começou em 1996. A torre tem 49 andares, convertendo no edifício mais alto da cidade de Tel Aviv e Israel, actualmente é o segundo maior, após a Torre Moshe Aviv em Ramat Gan construída em 2001. Na planta 48 encontra-se o escritório pessoal do Sr. Azrieli e a planta superior tem uma plataforma de observação interior e um restaurante de luxo. Todas as plantas do do edifício tem um área circular de 1.520 m² e um diâmetro de 44 m.
  • A torre triangular tem uma altura de 179 metros e sua construção terminou-se em 1999. Conta com 46 andares e seu principal ocupante é Bezeq, um operador nacional de telecomunicações de Israel, que ocupa 13 plantas.
  • A torre quadrada é a mais recente, completou-se em junho de 2007, tem 42 plantas e mede-se 164 m de altura. Sua construção deteve-se em 1998 e abriu-se ao público a parte já construída devido aos desacordos sobre o planejamento mas as obras se retomaram em 2006.[2]

Shopping[editar | editar código-fonte]

O Shopping Azrieli é um dos maiores em todo Israel. Conta com ao redor de 30 restaurantes, balcões de comida, cafetarias e postos de comida rápida. A planta superior do shopping é um lugar de reunião popular para os adolescentes, e muitos foros em linha organizam tertúlias no lugar durante os dias feriados nacionais.

Devido às ameaças, o terrorismo altas constantes, as torres Azrieli estão protegidos para impedir acções terroristas, de igual modo que muitos edifícios em Israel.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Ao complexo pode-se aceder directamente desde a estrada Ayalon, que cruza a cidade de norte a sul, também em comboio desde a estação Tel Aviv HaShalom e desde o terminal de autocarros de Tel Aviv desde o ano 2000.

Panorama de Tel Aviv vista do Azrieli Center.
Ícone de esboço Este artigo sobre Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Azrieli Group en la bolsa
  2. Yudelman, Michal (1 de Abril 1998). «El Centro Azrieli de Tel Aviv abre al público». Jerusalem Post