Bárbara Lia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bárbara Lia
Nascimento 24 de agosto
Assaí
Residência Curitiba
Nacionalidade Brasil Brasileira
Ocupação Escritora e professora

Bárbara Lia (Assaí, 24 de agosto) é uma escritora brasileira.

Nasceu em Assaí, norte do Paraná, e vive em Curitiba. Publicou poemas em jornais literários como Rascunho, Garatuja, Mulheres Emergentes, Revista Etcetera, Revista Coyote, Ontem choveu no futuro. Na Internet, tem textos publicados na Zunái, Cronópios, Blocosonline, Editora Ala de Cuervo, entre outros.

Bárbara foi por duas vezes finalista do Prêmio Sesc de Literatura: em 2004 com o romance Cereja & Blues (inédito em livro) e, em 2005, com o romance Solidão Calcinada (publicado em 2008 pela Secretária de Estado da Cultura). Por duas vezes destaque no Concurso de Poesias "Helena Kolody" em 2006 (3° lugar com a poesia Águas de Alexandria) e em 2007 Menção Honrosa com a poesia Os meninos e eu. Vencedora do Prêmio UFES Literatura 2010, com 09 poesias que integram seu livro A flor dentro da árvore publicados na antologia Prêmio UFES Literatura publicado pela EDUFES - Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. 2° lugar no Prêmio Cataratas 2012 com a poesia Holocausto dos Livres...

Em 2004 debutou no mercado editorial com O Sorriso de Leonardo. Dois anos depois, publicou Noir. Em 2007, O Sal das Rosas e A Última Chuva. Em 2008 publicou através da Imprensa Oficial do Paraná o romance - Solidão Calcinada. Em 2010 o romance - Constelação de Ossos - através da Editora Vidráguas de Porto Alegre. Em 2010 criou o projeto - 21 Gramas - livros artesanais. Em 2011 publicou Tem um pássaro cantando dentro de mim e A flor dentro da árvore. Os poemas de Bárbara Lia são cercados de simbolismos e de forte lirismo, Bárbara "desenvolve linguagem e texto refinados".

Em 2010, ao lado de Affonso Romano de Sant'Anna, Augusto de Campos, Claudio Daniel, Márcio-André entre outros importantes autores da atualidade, faz parte do livro de ensaios O que é poesia? (Ed. Confraria do Vento), organizada por Edson Cruz. Integrou a Antologia O melhor da Festa 3 - Festipoa / editora Casa Verde e a Antologia Amar, Verbo Atemporal (ed. Rocco), entre outras.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • O sorriso de Leonardo (Poesia, Edições Kafka - 2.004)
  • Noir (Poesia, ed. do autor – 2.006)
  • O sal das rosas (Poesia, Lumme editor – 2.007)
  • A última chuva (Poesia, ME – ed. alternativas – MG – 2.007)
  • Solidão Calcinada (Romance, Secretaria da Cultura / Imprensa Oficial do Paraná - 2008)
  • Constelação de Ossos (Romance, Ed. Vidráguas - 2010)
  • Tem um pássaro cantando dentro de mim (Poesia, 2011 - edição independente)
  • A flor dentro da árvore (Poesia - edição independente)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.