Bíblia de Wycliffe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página da tradução de Wycliffe do evangelho de João.

A Bíblia de Wycliffe é um conjunto de traduções da Bíblia para o Inglês médio, a partir da Vulgata Latina, feitas sob a direção de John Wycliffe. Uma primeira edição foi publicada em 1382 e a segunda em 1385, pelo assistente de Wycliffe, John Purvey[1]. A Bíblia de Wycliffe foi a primeira tradução da Bíblia não apenas para o inglês, como também para uma língua européia moderna[1]. Estas traduções bíblicas foram a causa inspiradora do movimento pré-Reforma Protestante dos lolardos, que rejeitava muitos dos ensinamentos da Igreja Católica[2]. A bíblia de Wycliffe tem 73 livros, os exatos livros presentes na bíblia católica, 46 livros para o AT e 27 livros para o NT, seguindo o mesmo cânon oficial estabelecido pela Igreja Romana nos seus concílios.

A associação entre a Bíblia de Wycliffe e os Lolardos causou ao Reino da Inglaterra e aIgreja Católica da Inglaterra empreender uma drástica campanha para ocultar os fatos. No início do Séc. XV, Henrique IV, o Arcebispo Thomas Arundel e Henry Knighton publicaram críticas e promulgaram algumas das mais severas leis de censura religiosa na Europa naquela época. Mesmo vinte anos após a morte de Wycliffe, na Convocação de Oxford em 1408, foi realizada uma votação solene em que nenhuma nova tradução da Bíblia deveria ser feita sem aprovação prévia. Contudo, como o texto traduzido nas várias versões da Bíblia Wycliffe era a Vulgata latina, não havia na prática nenhuma maneira pela qual as autoridades eclesiásticas pudessem distinguir a versão proibida; e, consequentemente, muitos estudiosos católicos dos séculos XV e XVI (como Thomas More) ficaram com essas Bíblias em inglês manuscritas para representar uma tradução ortodoxa anônima anterior. Consequentemente, manuscritos da Bíblia Wycliffe, que eram inscritos com uma data sempre anterior a 1409, a data da proibição, circularam livremente e foram amplamente utilizados pelo clero e leigos.

Referências

  1. a b «From Wycliffe to King James (The Period of Challenge)». Bible.org. 21 de março de 2001. Consultado em 6 de junho de 2017 
  2. Catholic Encyclopedia Versions of the Bible

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.