Bălți

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bălţi)
Bălți
Brasão Bandeira
Capital Bălți
População 127 673 habitantes
Censo 2004
Área 80 km²
Densidade 1 595 hab/km²
População est. 2006 127 600 habitantes
Mapa

Bălți (pronúncia em romeno: AFI/ˈbəltsʲ/; em alemão: Belz; em polaco: Bielce; em russo: Бельцы; romaniz.:Beltsy; em ucraniano: Бєльці; Bielci; em iídiche: בעלץ‎; Belts) é um município da Moldávia. O município de Bălți é o centro cultural e industrial da região do norte da Moldávia, o terceiro maior de cidade (após Chișinău e Tiraspol). Bălți frequentemente é chamada "a capital do norte".

Geografia[editar | editar código-fonte]

A 1 Janeiro de 2005, a sua população era de 126 728 habitantes. Engloba a cidade de Bălți e algumas zonas rurais. A cidade é situada sobre o rio Răut (Reut às vezes inexatamente escrito, um afluente de Dniestr), no meio de uma paisagem acidentada que anteriormente esteve coberta de florestas, mas que desde então foi destruída quase inteiramente.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "Bălți" (em romeno sing. "baltă") é traduzido literalmente como "os pântanos" (igualmente - "charcos"). É considerado que a cidade tenha sido nomeada assim porque se encontra sobre terras marrécageuses.

Organização administrativa[editar | editar código-fonte]

Estatuto[editar | editar código-fonte]

Bălți é um do 5 municípios, uma unidade territorial e administrativa independente. O grande município de Bălți é composto de duas comunas Elizavetovca e Sadovoe. Os órgãos do poder do municipe são: o concelho municipal e o presidente da câmara municipal, que está à cabeça da câmara municipal.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Aeroportos[editar | editar código-fonte]

A cidade tem também dois aeroportos operacionais, um de que é internacional: Aeroporto de Bălți-Leadoveni, alguns quilômetros ao norte (perto da vila de Corlăteni, chamada anteriormente Leadoveni), moderno pelos padrões de Soviete, construídos nos 1980s, onde o avião grande pode aterrar (um 2.200 medidores de pista de decolagem). Nenhuma informação sobre a sua atividade atual está disponível. Um segundo aeroporto, Aeroporto de Bălți-Cidade, para aviões pequenos, situa-se nos subúrbios orientais da cidade. Mais atrasado estava o aeroporto o mais importante na região circunvizinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Moldávia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.