BBC One

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o canal de televisão. Se procura pelas estações de rádio da BBC, veja BBC Radio 1 e BBC Radio 1Xtra
BBC One
BBC One logo.svg
BBC One
País  Reino Unido
Fundação 1936
por John Reith
Pertence a Governo Britânico
Cobertura UHF, Todo o Reino Unido
Página oficial bbc.co.uk/bbcone (inglês)

BBC One é o principal canal de televisão da British Broadcasting Corporation no Reino Unido, Ilha de Man e Ilhas do Canal da Mancha. Foi inaugurado a 2 de novembro de 1936 como BBC Television Service («Serviço de Televisão da BBC»), e foi o primeiro serviço regular de teledifusão com um alto nível de resolução.[1] Foi renomeada BBC TV em 1960 até 1964, quando o lançamento do segundo canal público obrigou à mudança para BBC1, e que desde finais dos anos 90 é escrito da forma atual (com o número por extenso).

O seu orçamento anual para a temporada 2016/17 é de 1,174.4 milhões de libras.[2] De cariz generalista, o canal é financiado através de uma licença audiovisual (licence fee), juntamente com o resto de canais domésticos da BBC e por conseguinte não exibe publicidade comercial. É o canal mais visto no país, à frente da sua principal concorrente ITV.

Referências

  1. Usou o serviço eletrónico Marconi-EMI de 405 linhas e, durante os seus primeiros três meses, o sistema Baird de 240 linhas. A Alemanha inaugurou o seu serviço de televisão com uma resolução média (180 linhas) em 1935.
  2. «BBC One Service Licence» (PDF). BBC Trust. Abril de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website Oficial

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.