BBC One

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o canal de televisão. Se procura pelas estações de rádio da BBC, veja BBC Radio 1 e BBC Radio 1Xtra
BBC One
BBC One logo.svg
BBC One
País  Reino Unido
Fundação 1936
por John Reith
Pertence a Governo Britânico
Cobertura UHF, Todo o Reino Unido
Página oficial bbc.co.uk/bbcone (inglês)

BBC One é o principal canal de televisão da British Broadcasting Corporation no Reino Unido, Ilha de Man e Ilhas do Canal da Mancha. Foi inaugurado a 2 de novembro de 1936 como BBC Television Service («Serviço de Televisão da BBC»), e foi o primeiro serviço regular de teledifusão com um alto nível de resolução.[1] Foi renomeada BBC TV em 1960 até 1964, quando o lançamento do segundo canal público obrigou à mudança para BBC1, e que desde finais dos anos 90 é escrito da forma atual (com o número por extenso).

O seu orçamento anual para a temporada 2016/17 é de 1,174.4 milhões de libras.[2] De cariz generalista, o canal é financiado através de uma licença audiovisual (licence fee), juntamente com o resto de canais domésticos da BBC e por conseguinte não exibe publicidade comercial. É o canal mais visto no país, à frente da sua principal concorrente ITV.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website Oficial

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Usou o serviço eletrónico Marconi-EMI de 405 linhas e, durante os seus primeiros três meses, o sistema Baird de 240 linhas. A Alemanha inaugurou o seu serviço de televisão com uma resolução média (180 linhas) em 1935.
  2. «BBC One Service Licence» (PDF). BBC Trust. Abril de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2017