CP/M

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de BIOS do CP/M)
CP/M
Versão do sistema operativo CP/M
listagem de diretório no CP/M
Produção Digital Research / Gary Kildall
Linguagem PL/M
Versão estável 3.1
Núcleo Monolitico
Licença Proprietária, Código Aberto
Página oficial http://www.cpm.z80.de/
Estado de desenvolvimento
Descontinuado

Na informática, CP/M (acrônimo de Control Program for Microcomputers) foi um sistema operacional desenhado para ser usado com os processadores Intel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80, desenvolvido por Gary Kildall da empresa norte-americana Digital Research, Inc, que foi utilizado amplamente nos microcomputadores Commodore 128, TRS-80, BBC Micro, Osborne 1 e, CPC.

Compatibilidade do CP/M no Apple II e Apple IIe[editar | editar código-fonte]

Embora o sistema operacional CP/M estivesse disponível para uma grande variedade de microcomputadores, sua implementação específica para os computadores Apple II e Apple IIe merece destaque especial pela engenhosidade.

Como o microprocessador dos computadores pessoais Apple II (o 6502) era incompatível com o sistema operacional CP/M, era necessária uma combinação de hardware e software.

Hardware: o micro recebia uma placa de expansão (denominada Softcard) dotada de um microprocessador Zilog Z80 apto a executar o sistema operacional CP/M e todos os programas desenvolvidos para o mesmo (como o interpretador MBASIC e o editor de textos WordStar). Outro acréscimo comum era uma placa de vídeo apta a exibir 80 caracteres por linha da tela (o Apple II só exibia 40 caracteres por linha).

Software: a implementação do CP/M para o Apple II assumia o controle de ambos os microprocessadores (6502 e Zilog Z80), ativando ora um, ora outro. A cooperação entre ambos era obtida através de um protocolo de troca de dados bastante rígido, onde cada processador trabalhava separadamente, a cada tempo, não havendo por conseguinte o processamento paralelo. O Z80 assumia o papel de microprocessador principal do computador. O 6502 entrava em ação apenas para realizar operações de entrada e saída.

Uma vez que o CP/M concentra todas as operações de entrada e saída num módulo chamado BIOS, a existência do 6502 ficava, para efeitos práticos, oculta de usuários e programadores do CP/M (todavia, não era impossível que programadores com sólido conhecimento da arquitetura do Apple II e das linguagens de máquina dos dois processadores tirassem proveito de ambos).

Com essa arquitetura obteve-se a coexistência pacífica de processadores diferentes em um único console e um único sistema operacional, aproveitando o melhor em cada processador, a saber, a grande variedade de software do CP/M (Z-80) com o firmware de entrada/saída do Apple (6502).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.