Baía de Tóquio
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |

A Baía de Tóquio é uma grande baía situada no Japão, que banha diversas cidades do país como a capital Tóquio, Yokohama e Chiba. Seu antigo nome era Baía de Edo.
A baía é cercada por duas penínsulas, Bōsō e Miura, a leste e oeste, e sua área total, incluindo o canal de Uraga, é de 1 320 km². Os portos de Tóquio, Yokohama, Chiba, Kawasaki e Yokosuka, são todos localizados dentro da baía. Ela abriga uma única ilha natural em seu interior, Sarushima, além de diversas outras ilhas artificiais criadas nas Eras Meiji e Taisho como fortificações navais. É cercada de áreas de grande ocupação populacional e de importantes indústrias nacionais.
A baía foi o local de dois fatos históricos importantes: foi nela que o comodoro norte-americano Matthew Perry realizou as conversações que levariam o Japão a se abrir ao comércio e a cultura ocidentais em 1850, além de palco dos primeiros contatos entre japoneses e europeus anteriores à restauração da dinastia imperial ao poder no país.
Foi também ali, a bordo do cruzador USS Missouri, o lugar da assinatura do documento de rendição do Japão aos Aliados em 2 de setembro de 1945, terminando oficialmente a Segunda Guerra Mundial.