Baba Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Baba Vida
Planta da fortaleza
Baba Vida

Baba Vida (em búlgaro: Баба Вида) é uma fortaleza medieval em Vidin, no noroeste da Bulgária e principal marco da cidade. É cercada por um fosso e duas muralhas possuindo[1] quatro principais torres, sendo o único castelo medieval totalmente preservado no país.

A construção da fortaleza começou no século X, no lugar de uma antiga torre de vigia romana.[1] O castelo de Baba Vida está ligado a uma lenda, segundo a qual um rei búlgaro do Danúbio que governou em Vidin, teve três filhas: Vida, Kula e Gamza. Antes de sua morte, ele dividiu seu reino entre as três. A Vida, a mais velha, foi dada Vidin e as terras ao norte dos Cárpatos, Kula recebeu Zaječar e o Vale Timok e Gamza deveria governar as terras a oeste até o Morava. Gamza e Kula casaram com nobres guerreiros, mas Vida permaneceu solteira e construiu a fortaleza em sua cidade. O nome do castelo significa "Vovó Vida".[2]

Baba Vida atuou como a principal instalação defensiva de Vidin durante o curso da Idade Média atuando como a fortaleza mais importante do noroeste da Bulgária. A fortaleza Baba Vida ficou um período de oito meses sob cerco por forças bizantinas lideradas por Basílio II sendo destruída e novamente erguida durante o reinado de Ivan Stratsimir, a qual serviu como capital. Entre 1365 e 1369, a fortaleza passou sob o controle húngaro ao ser conquistada por forças de Luís I. Em 1369, Ivan Sratsimir conseguiu recuperar o controle de sua capital, embora tendo que permanecer sob soberania húngara.

Em 1388, os otomanos invadiram as terras de Sratsimir e obrigara-o a tornar-se seu vassalo. Em 1396, ele juntou-se uma cruzada anti-otomana liderada pelo rei da Hungria, Sigismundo, colocando seus recursos à disposição dos cruzados. A cruzada terminou na desastrosa Batalha de Nicópolis em Nikopol, Bulgária,[3] com os otomanos capturando a maioria dos domínios da Sratsimir no ano seguinte.

Atualmente, Baba Vida é um museu fortaleza e atração turística popular, sendo restaurada à sua antiga aparência. Ela está entre as construções medievais mais preservadas na Bulgária, e por isso muitas vezes é escolhida como um conjunto de filmes. O teatro de verão de Vidin, onde concertos e espetáculos de teatro são realizados, também está situado na fortaleza.[1]

Referências

  1. a b c «Baba Vida». Portal Oficial de Turismo da Bulgária. Consultado em 3 de janeiro de 2013 
  2. [1]
  3. «Battle of Nicopolis». Encyclopædia Britannica. 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Festung Baba Wida