Baba Yaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Baba Yaga, de Ivan Bilibin

Baba Yaga (russo: Ба́ба-Яга́) é uma figura do folclore do leste europeu. É uma mulher velha e ossuda que viaja pelos céus montada em um almofariz. Os rastros que deixa, apaga com uma vassoura. Mora em uma casa móvel, com patas de galinha, cuja fechadura é uma boca cheia de dentes. Isaac Bashevis Singer descreveu Baba Yaga com um nariz vermelho arrebitado, com narinas largas e ardentes, olhos em chama como carvão em brasa e com cardos a sair do crânio em vez de cabelos. Singer referiu também a existência de babas menores e de pequenos demônios chamados dziads. Ajuda os puros de coração e devora os impuros.

Originalmente concebida como uma entidade benfazeja, ao longo do tempo foram lhe atribuindo um caráter sinistro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Isaac Bashevis Singer, Stories for Children, Joseph & Koza, pag. 146-151, Farrar, Straus and Giroux, 1991

A banda Emerson Lake & Palmer também já fez algumas menções a Baba Yaga em algumas de suas músicas, como "The Hut of Baba Yaga". No entanto, este tema é apenas uma adaptação da música A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha e Ossos de cachorro, obra que faz parte da suíte Quadros de uma Exposição, originalmente da autoria do compositor russo Modest Mussorgsky.

No MMORPG RuneScape há uma velha chamada Baga Yaga que, assim como a personagem folclórica, vive numa casa móvel com pés de galinha.

A banda Edguy também fez menção à Baba Yaga, em seu novo álbum, "Space Police, Defenders of the Crown" na música chamada "The Realms of Baba Yaga".

O autor Raphael Draccon menciona Baba Yaga em sua série de livros, Dragões de Éter.

Baba Yaga também é o tema da primeira DLC do game Rise of the Tomb Raider.

No filme De Volta ao Jogo, o personagem John Wick (Keanu Reeves) era conhecido no passado pelo apelido de "Baba Yaga". Seu antigo chefe, Viggo Tarasov (Michael Nyqvist) o considerou como seu melhor assassino. John conseguiu sua aposentadoria, após ajudar Viggo a ganhar o controle de seu sindicato, eliminando, sozinho, toda a concorrência, uma tarefa que Viggo considerou "impossível".

A Editora White Wolf também publicou um livro sobre o assunto Baba Yaga. No Livro Lobisomem O Apocalipse - Guia do Jogador, fala sobre uma figura assolava a Rússia e provocava destruição e desaparecimentos, incluindo Lobisomens e qualquer outra criatura que tentasse se opor a ela.

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Baba Yaga também é referida No Filme "John Wick" e aparece no game "Castlevania Lords of Shadow" lançado pela Konami, desenvolvendo um importante papel na jornada de Gabriel Belmont.