Bacamarte (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bacamarte
Informação geral
Origem Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Rock progressivo
Período em atividade 1974-1984; 2012; 2014
Integrantes Jane Duboc
Mario Neto
Delto Simas
Marco Verissimo
Mr. Paul
Marcus Moura
Sergio Villarim

O Bacamarte é uma banda de rock progressivo brasileira formada em 1974. A banda é conhecida por ter lançado a carreira solo de Jane Duboc. Seu primeiro álbum Depois do Fim é considerado como um dos melhores do rock progressivo, tendo o sítio Progarchives listado-o como um dos 40 melhores álbuns do gênero. A lista ainda conta com as mais expressivas criações das principais bandas do gênero, como Pink Floyd, Jethro Tull, Yes, Genesis, King Crimson, Gentle Giant e Rush.

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada por três colegas do Colégio Marista São José no Rio de Janeiro, mas sofreu várias mudanças em sua formação. Apresentaram-se no programa Rock Concert, da TV Globo. Gravaram um fita demo, que não conseguiu aprovação das gravadoras. Em 1982 o grupo conseguiu destaque, com o surgimento da rádio Fluminense FM e sua política de divulgar bandas novas, lançando no ano seguinte o álbum Depois do Fim, que é considerado um dos melhores álbuns do rock progressivo brasileiro. O sucesso, que tornou o grupo consagrado na Europa e Japão, não impediu a paralisação temporária da banda em 1984.

Na década de 1990 o guitarrista Mario Neto lançou o álbum Sete Cidades utilizando o nome Bacamarte, entretanto, nenhum membro da formação original participou da gravação, sendo apenas ele e o tecladista Robério Molinari creditados no álbum.

Reunião em 2012[editar | editar código-fonte]

No dia 22 de setembro de 2012, convencidos pelo produtor musical Claudio Fonzi, a banda se reuniu novamente para uma apresentação especial no Teatro Rival do Rio de Janeiro durante o 3º Rio Prog Festival. [1] [2]

Primeiras apresentações em São Paulo[editar | editar código-fonte]

Nos dias 26 e 27 de abril de 2014, o Bacamarte tocou ao vivo pela primeira vez na cidade de São Paulo, no SESC Belenzinho, com a participação dos quatro membros originais Mario Neto (voz, violão e guitarra), Jane Duboc (vocal), Marcus Moura (flauta e acordeão) e William Murray (baixo) e dos novos integrantes Alex Curi (bateria) e Nilo Mello (piano e teclado). [3]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Larissa Ferrari, O retorno do rock progressivo de Bacamarte após quase três décadas. O Globo (20/09/2012)
  2. Carlos Eduardo Lima, Bacamarte volta para show único no Rio de Janeiro. Rolling Stone (21/09/2012)
  3. Serviço Social do Comércio, Bacamarte no SESC Belenzinho (24/04/2014)

Links Externos[editar | editar código-fonte]