Bacia do rio Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bacia do Uruguai)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A bacia do rio Uruguai é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.

Possui uma área de 385.000 km², dos quais 174.612 km² situam-se dentro do Brasil, abrangendo 384 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As principais cidades brasileiras localizadas na bacia são Lages e Chapecó (SC), Uruguaiana, São Borja, Bagé e Santana do Livramento(RS).

A região hidrográfica do Uruguai apresenta um grande potencial hidrelétrico, com uma capacidade total de produção de 40,5 KW/km², considerando os lados brasileiro e argentino, uma das maiores relações de energia/km² do mundo.

São importantes fontes de contaminação das águas superficiais e subterrâneas na região os efluentes da suinocultura e avicultura no oeste catarinense e os agrotóxicos, utilizados principalmente na rizicultura.

A bacia é formada pelo rio Uruguai e por seus afluentes, desaguando no estuário do rio da Prata já fora do território brasileiro.

Na divisa entre os municípios de Rio dos Índios (Rio Grande do Sul) e Caxambu do Sul (Santa Catarina), a travessia do Rio Uruguai é feita por balsa, sendo percorrida uma distância de aproximadamente 30 km de estrada sem pavimentação asfáltica. Mas logo que chega em território catarinense, percorre-se aproximadamente 3 km e já se acessa o asfalto da SC-480.

Regiões Hidrográficas do RS[editar | editar código-fonte]

As três regiões hidrográficas do Rio Grande do Sul são:

Região Hidrográfica do Uruguai:

  • Apuaê-Inhandava, Passo Fundo-Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Butuí-Piratinim-Icamaquã, Ibicuí, Quarai, Santa Maria, Negro, Ijuí e Comandaí.

Região Hidrográfica do Guaíba:

  • Alto Jacuí, Baixo Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Vacacaí - Vacacaí-Mirim e Guaíba.

Região Hidrográfica das bacias litorâneas:

  • Tramandaí, Litoral Médio, Camaquã, Piratini-São Gonçalo-Mangueira, Mampituba e Jaguarão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]