Badminton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O jogador dinamarquês de badminton Peter Gade.

Badminton ou badmínton[1] é um desporto individual ou de pares, semelhante ao ténis e ao volei de praia, praticado com raqueta e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede.

História[editar | editar código-fonte]

Jogos de volante ou pena praticam-se há muitos séculos em toda a Europa e Ásia, mas o moderno jogo de badminton foi desenvolvido em meados do século XIX entre os britânicos como uma variante do jogo anterior do "battledore" e "peteca" . "Battledore" era um termo antigo para raqueta. A origem exacta deste desporto permanece obscura. O nome deriva da Casa de campo do Duque de Badminton, em Gloucestershire , mas não se conhecem as razões desta relação. Já em 1860, um negociante de brinquedos de Londres, chamado Isaac Spratt, publicou um livrinho intitulado Badminton Battledore - A New Game, mas infelizmente nenhuma cópia sobreviveu. Um artigo de 1863 na revista The Cornhill descreve o badminton como "battledore e peteca que se joga de dois lados de um campo através de uma corda suspensa a cerca de cinco pés do chão".

O jogo pode ter-se originalmente desenvolvido entre os agentes expatriados na Índia britânica, onde era muito popular na década de 1870. O "Badmintonbol", uma forma de jogo jogado com uma bola de lã em vez de um volante, jogava-se em Thanjavur no início dos anos 1850 e por esta altura os britânicos praticavam-no em alternância com o seu badminton porque preferiam a bola de lã no tempo ventoso ou molhado.

Logo no início, o jogo também era conhecido como Poona ou Poonah após a cidade guarnição de Pune , onde era particularmente popular e onde as primeiras regras para o jogo foram elaborados em 1873. em 1875, os agentes retornam tinha começado um clube de badminton em Folkstone . Inicialmente, o esporte foi jogado com os lados que variam de 1-4 jogadores, mas foi rapidamente estabelecido que os jogos entre dois ou quatro concorrentes funcionou melhor. Os volantes foram revestidas com borracha da Índia e, em jogo ao ar livre, às vezes ponderado com chumbo . Embora a profundidade do líquido foi de nenhuma conseqüência, foi preferido que ele deve atingir o chão.

O esporte foi jogado sob as regras Pune até 1887, quando o JHE Hart do Bath Badminton Clube elaborou regulamentos revisados. Em 1890, Hart e Bagnel selvagem novamente revisto as regras. A Associação de Badminton da Inglaterra publicou estes regras em 1893 e lançado oficialmente o esporte em uma casa chamada "Dunbar" em Portsmouth em 13 de setembro. a BAE começou a primeira competição de badminton, os All England abertas Badminton campeonatos de duplas de cavalheiros, duplos das senhoras, e duplas mistas, em 1899. competições Solteiros foram adicionados em 1900 e uma Inglaterra - Irlanda do campeonato apareceu em 1904.

A International Badminton Federation foi criada em 1934.

Inglaterra, Escócia , País de Gales , Canadá , Dinamarca , França , Irlanda , Holanda e Nova Zelândia foram os membros fundadores da Federação Internacional de Badminton em 1934, agora conhecido como Federação Internacional de Badminton. A Índia juntou-se como uma filial em 1936. O BWF agora governa badminton internacional. Embora iniciada na Inglaterra, badminton dos homens competitivos tem sido tradicionalmente dominado na Europa pela Dinamarca. Em todo o mundo, as nações asiáticas se tornaram dominantes na competição internacional. China , Dinamarca , Índia , Indonésia , Malásia e Coreia do Sul são as nações que têm produzido consistentemente jogadores de classe mundial nas últimas décadas, com a China sendo a maior força em homens e competição das mulheres recentemente.

Regras[editar | editar código-fonte]

Campo de Badminton - Medidas Oficiais
Volantes Oficiais - Pena de ganso
Raquetas

A pena oficial de badminton tem 16 penas de ganso, que pesam apenas 6 gramas.O objectivo do jogo é fazer a pena tocar na campo adversário. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no marcador. Aquele que deixar a pena cair dentro do seu lado do campo, ou rebater a pena para fora do campo, perde a jogada. Os pontos são corridos e para finalizar o jogo é necessário ter uma diferença de 2 pontos do adversário. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O jogo pode chegar, no máximo, aos 30 pontos. Caso os jogadores empatem em 29 a 29, o jogo termina com o famosos ponto dourado, terminando nos 30 pontos.

O jogo tem duração máxima de 3 parciais, o famoso melhor de três. Existe um intervalo de 2 minutos entre os parciais e um intervalo de 1 minuto quando alcançados os primeiros 11 pontos de um jogador. Ganha o jogo quem vencer 2 parciais.

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar na tabela dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam badminton.

O badminton é um jogo de raqueta, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num campo por dois ou quatro jogadores, respectivamente. O campo é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raqueta para bater o volante entre as duas partes, por cima da rede. O objectivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário - acção ofensiva - e impedir que o volante toque no seu próprio campo - acção defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois parciais, e cada parcial é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, com uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juízes de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares).

Campo de Badminton:1-Linha lateral pares; 2-Linha lateral singulares; 3-Linha central; 4-Linha serviço curto; 5-Linha serviço longo pares; 6-Linha serviço longo singulares; 7-Rede

Regulamento[editar | editar código-fonte]

Badminton nos Jogos Olímpicos de 2012.

Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo. Jogadores: O jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e por dois jogadores de cada lado, no caso de pares. Quando um dos lados chegar a 11 pontos há sempre um intervalo de 1 minuto. Entre cada jogo é permitido um intervalo de 3 minutos. Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 parciais de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for de 29-29, o parcial será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte. Num serviço correcto, nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do serviço; tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado. A raqueta da dupla deverá contactar, inicialmente, a base do volante enquanto toda a cabeça da raquete estiver posicionada abaixo do nível da cintura do servidor.

Tipos de serviços[editar | editar código-fonte]

Serviço curto[editar | editar código-fonte]

Serviço que é feito com a intenção de lançar o volante para perto da rede e que é feito com menos intensidade.

- Colocar o pé esquerdo à frente (jogador destro)

- Apoiar ligeiramente o peso do corpo sobre o pé da retaguarda

- Segurar o volante pela cabeça entre o polegar e o indicador.

- Bater o volante com movimento contínuo da raqueta

- Bloquear o pulso no final do batimento

- Dar ao volante uma trajetória baixa e tensa de forma a passar junto à rede e a cair dentro da área de serviço diagonalmente oposta perto da linha mais próxima da rede.

Serviço longo[editar | editar código-fonte]

Serviço usado quando o jogador pretende lançar o volante para mais longe da rede.

- Colocar o pé esquerdo à frente (Jogador destro)

- Apoiar ligeiramente o peso do corpo sobre o pé da retaguarda

- Segurar o volante pela cabeça entre o polegar e o indicador

- Acelerar o movimento de trás para a frente e de baixo para cima, batendo o volante com um movimento de chicotada.

- Dar uma trajetória ao volante alta e profunda de modo que este caia perto da linha final do campo adversário, dentro da área de serviço diagonalmente oposta.


Tipos de Golpes[editar | editar código-fonte]

Lob[editar | editar código-fonte]

Tipo de jogada em que a recepção é feita por baixo.

Clear

Tipo de jogada em que a recepção é feita por cima.

Smash

Tipo de jogada que é feita em modo de rebater as outras jogadas em forma de "esmagada"

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.