Baghdati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Baghdati (em georgiano: ბაღდათი) é uma pequena cidade da Geórgia, em Imerícia no oeste do país, como pouco mais de 3.700 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade está localizada próxima da reserva florestal de Ajameti , na margem esquerda do rio Khanistskali, um afluente do rio Rioni, a cerca de 170 quilômetros da capital do país, Tbilisi e 25 quilômetros de Cutaisi.

História[editar | editar código-fonte]

Uma igreja em Baghdati

Baghdati é uma das mais antigas cidades na região histórica de Imerícia, formada hoje pelo mkhare do mesmo nome. Seu nome compartilha a mesma origem do nome da capital do Iraque, Bagdá: هدیه Bag "deus" e خدا dāti "dado", que pode ser traduzido como "dado por Deus" ou "presente de Deus" em persa antigo. Quando a Geórgia era parte do Império russo e, durante a República Socialista Soviética da Geórgia, seu nome foi alterado para Baghdadi (em russo: Багдади), e em 1940 foi renomeada como Maiakóvski (em georgiano: მაიაკოვსკი; em russo: Маяковский), em homenagem ao poeta Vladimir Maiakovski , que ali nasceu em 1893. Em 1991, após o colapso da URSS e a independência da Geórgia, houve a restauração do nome original.[1]

Referências

  1. Steinberg, Mark D. (17 de novembro de 2016). The Russian Revolution, 1905-1921 (em inglês). [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 9780191017773 , pag. 325