Bahariassauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBahariasaurus
Bahariasaurus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Género: ""Bahariasaurus ingens""
Stromer, 1934

O bahariassauro (Bahariasaurus ingens) é um gênero extinto de grandes dinossauros terópodes, encontrado na Formação Bahariya em El-Waha el-Bahariya ou Bahariya (árabe: الواحة البحرية que significa o "oásis setentrional") oásis no Egito, na Formação Farak do Níger, e em Kem Kem Beds do Norte da África. O gênero data do final do período Cretáceo, (Cenomaniano), cerca de 95 milhões de anos atrás. Era do mesmo tamanho que o Tyrannosaurus e o gênero Carcharodontosaurus, que lhe foi contemporâneo.[1] Vivia à beira de lagos e do mar tendo sido um dos principais competidores do Espinossauro e do Carcharodontossauro. Alcançava até 12 metros de comprimento, até 4,5 metros de altura e 4000 kg de peso.

Era equipado para caçar herbívoros porém teria de disputar com outros grandes predadores.Podia, devido a sua agilidade, roubar presas de outros dinossauros e até roubar os peixes do Espinossauro, podendo predar até os grandes saurópodes.

Referências

  1. Smith, J.B.; Lamanna, M.C.; Lacovara, K.J.; Dodson, P.; Smith, J.R.; Poole, J.C.; Giegengack, R.; Attia, Y. (2001). «A Giant sauropod dinosaur from an Upper Cretaceous mangrove deposit in Egypt». Science. 292 (5522): 1704–1706. PMID 11387472. doi:10.1126/science.1060561 
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.