Jundiaí (Anápolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bairro Jundiaí)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bairro Jundiaí (Anápolis)

Bairro Jundiaí

  Bairro do Brasil  
População
 - Total 17 388
Domicílios 6 752
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: Não disponível

Jundiaí é um bairro do município de Anápolis, no estado de Goiás, no Brasil. É um dos mais populosos bairros da cidade.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Jundiaí" é um termo proveniente da língua tupi, significando "rio dos jundiás", através da junção de îundi'a (jundiá, uma espécie de bagre) e 'y (rio, água)"[1].

História[editar | editar código-fonte]

Desde a sua criação, o Bairro Jundiaí vem recebendo grande atenção de empresários e do poder público, estabelecido por meio de um plano urbanístico que o interligou e o integrou ao centro da cidade, fatos estes que fizeram com que hoje o bairro seja um dos mais movimentados de Anápolis devido ao seu planejamento e a sua infraestrutura.

Entretanto, somente em meados da década de 1970, que o Jundiaí consolida-se, ganha vitalidade e adquire status de bairro nobre, comportando atualmente as classes alta e média urbana da cidade. Com a caracterização de bairro nobre conquistada desde a sua criação, o Bairro Jundiaí comporta o fenômeno urbano que os geógrafos denominam de "centro expandido", possuindo crescente verticalização e propiciando crescimento comercial e econômico para a cidade. Com o intuito de adquirirem status de bairro nobre, mais três bairros passaram a compor o bairro Jundiaí, expandindo-o. Esses bairros são: Vila Santana, Jundiaí Industrial e Vila Celina.

Características[editar | editar código-fonte]

Conta com uma grande infraestrutura viária, boa estrutura urbanística, comércio importante, agências bancárias, farmácias, hospital, rede escolar (Colégio São Francisco de Assis, a escola do Serviço Social da Indústria e outras) e vários bares e restaurantes. É um bairro em constante transformação, com clínicas e escritórios. Esta transformação tem tirado, do bairro, características básicas como qualidade de vida, silêncio e sociabilidade entre vizinhos.

População[editar | editar código-fonte]

Segundo a Prefeitura municipal de Anápolis, atualmente o bairro conta com 6 752 lotes e uma população estimada em torno de 17 388 habitantes, o que o faz um dos setores com maior densidade populacional da cidade.[2]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. pp. 171,183
  2. População do Bairro Jundiai


Vila Goias


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.