Bairro Vila São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde outubro de 2014).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Bairro Vila São Francisco, Zona Oeste, São Paulo – Capital – História.

Bairro pertencente à Subprefeitura do Butantã e cujos imóveis estão registrados na 18ª Circunscrição Imobiliária da Capital-SP, junto ao 18º Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo-SP, localizado à Avenida Liberdade, nº. 701.

Bairro que pode ser considerado novo, embora como teve origem de uma Fazenda de propriedade do industrial italiano Francesco Matarazzo, a sua formação e ocupação foi derivada de vários desmembramentos da referida Fazenda Matarazzo, principalmente pela Companhia Agrícola e Industrial GRAMA, empresa que pertencente aos herdeiros de Francesco Matarazzo.

A Cia. Grama, como é conhecida, loteou e ou vendeu lotes a antiga Fazenda Matarazzo para outras empresas como Ionian, Gafisa, Camargo Correa entre outras.

A sede da referida Fazenda Matarazzo ainda existe e fica dentro de um condomínio residencial de prédios denominado Reserva Matarazzo.

A extensa fazenda ia desde a divisa com o atual município de Osasco-SP até às margens do Rio Pinheiros. De seu desmembramento, surgiram inúmeros bairros, como Rio Pequeno, Jaguaré, Parque dos Príncipes, Jardim Guadalupe (este em Osasco-SP) entre outros.

Como nosso foco é a Vila São Francisco, destaco suas principais ruas e avenidas, sendo elas, Avenida Doutor Cândido Motta Filho, Rua Marechal Olímpio Mourão Filho e Avenida Dr. Martin Luther King.

Destaca-se o São Francisco Golfe Clube, de propriedade da Cia. Grama, o SPA SOLARIUM e o Bosque São Francisco, área cedida à prefeitura de São Paulo para implantação do Parque Público- Bosque São Francisco.

Como muita área verde a natureza, a Vila São Francisco pode ser considerada um oásis em meio à selva de concreto da capital dos paulistanos.

Muito contribuiu para o desenvolvimento do bairro o principal loteamento, denominado Colina de São Francisco, bairro projetado pela Construtora GAFISA S.A. em meados de 1995, cujas primeiras torres (todas com oito andares) foram inauguradas em 1998. Esse loteamento tornou-se um bairro de classe média-alta que conta hoje com aproximadamente 1700 unidades (apartamentos) divididos em 60 torres de 08 (oito) andares cada uma. Também devemos destacar que a Vila São Francisco teve origem numa Vila Militar de casas, construídas pelo Exército brasileiro entre os anos de 1960 a 1970, onde destacam-se as casas da Rua Marechal Olímpio Mourão Filho e região sendo que maioria das casas atualmente ocupam o desenvolvido e próspero comércio da região que abastece a população do bairro, cujo perfil é de classe média-alta.

O bairro conta, ainda, com um desenvolvido centro comercial, denominado Shopping Colina de São Francisco, onde destaca-se a academia de ginástica, restaurantes japonês e italiano, pizzaria, bancos, lojas de calçados e vestuário, lavanderia e etc. No bairro podemos destacar inúmeros bares e restaurantes, bancos, farmácias e drogarias, hipermercados e toda estrutura para atender a dar suporte a uma população de aproximadamente 30 mil moradores.

O mercado imobiliário do bairro também é bastante desenvolvido, destacando-se a imobiliária Belíssima Prime Imóveis, uma das pioneiras do bairro, onde está sediada desde 2006, prestando serviços à população do bairro. Bairro de fácil acesso, servido pela Marginal Pinheiros, Rodovia Raposo Tavares e Avenida Escola Politécnica e Avenida Jaguaré.