Bairro do Relógio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.

O ex-Bairro do Relógio, oficialmente Bairro das Casas Pré-Fabricadas, foi um bairro de Lisboa que existiu entre meados da década de 1960 e finais da década de 1990 e era constituído por casas pré-fabricadas, localizadas numa área de terreno verde, em Marvila, Lisboa, com extensão desde a Azinhaga das Terezinhas a sul (aka Rampa Do Colégio Valssassina) até à Av. Marechal Gomes da Costa a norte sendo delimitado a pela Av. Almirante Gago Coutinho poente desde o cruzamento com a Av. D. Rodrigo da Cunha e a nascente pela Rua Pardal Monteiro. A proximidade com a Praça Do Aeroporto (aka Rotunda Do Relógio) deu-lhe o cognome de Bairro do Relógio por na mesma existir um relógio ajardinado com pequenos lagos, após a construção do viaduto de acesso a segunda circular e Av. Marechal Gomes da Costa foi demolido o relógio que durante a Expo 98 passou a ser um relógio de água mas, o mesmo não funcionava bem então, para não perder esse nome de Rotunda do Relógio a Tissot colocou dois relógios um do lado da Av. que dá acesso ao aeroporto de Lisboa e outro no lado da Av. Almirante Gago Coutinho.

O mesmo Bairro começou a ser conhecido inicialmente como Bairro do Relógio e passou posteriormente a ser vulgarmente designado por Camboja, devido ao aumento da criminalidade e trafico de estupefacientes.

O Bairro do Relógio foi edificado com o objectivo de alojar vários agregados familiares desalojados do Vale de Alcântara, Bairro do Alvito e Casal Ventoso de Baixo na sequência da construção dos acessos à Ponte sobre o Tejo, (Oliveira Salazar, inaugurada em Agosto de 1966 que depois da revolução dos cravos passou a chamar-se Ponte 25 de Abril).

A demolição do Bairro do Relógio foi concluída em 1999, pela gestão do executivo do então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares. Após a sua demolição, parte do seu espaço deu origem ao Campo de Golfe da Bela-Vista, inaugurado em 2002.

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.