Baixaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Baixaki
Logotipo do Baixaki
Requer pagamento? Não
Gênero Download
Cadastro Público (cadastro na NZN)
País de origem  Brasil
Idiomas Português
Lançamento 1 de outubro de 2000
Desenvolvedor Grupo NZN
Proprietário Grupo NZN
Página oficial www.baixaki.com.br

Baixaki é um dos maiores sites de downloads do Brasil, mantido pelo Grupo NZN. A empresa também é responsável pelos sites Tudo Gostoso, Tecmundo, BJ, Minha Série, Mega Curioso e Superdownloads.

Sobre o site[editar | editar código-fonte]

O Baixaki é o primeiro e mais popular produto do Grupo NZN.[carece de fontes?] Figurando entre os maiores sites do Brasil, é líder do segmento de downloads, recebendo um grande volume de acessos provenientes de diversos países, em especial Portugal, Japão e EUA.[carece de fontes?]

A seleção de downloads cadastrados no Baixaki totaliza mais de 85 mil opções de programas para computador, jogos, jogos online e aplicativos para celulares com Android, iOS e Windows Phone.[carece de fontes?] Em 2013, o Baixaki registrou mais de 315 milhões de downloads em todos os segmentos de programas e jogos, totalizando quase 5 bilhões de downloads desde seu lançamento.[carece de fontes?]

Em 2014, o Grupo NZN fez a fusão com o site Click Jogos. A transação contou com a participação do fundo americano H.I.G. Capital.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Baixaki foi lançado no dia 1º de outubro de 2000[2] pelo Grupo NZN, empresa que é responsável pelo site até hoje, com base em Curitiba. O site nasceu no estilo “na garagem de casa”, com o objetivo de oferecer conteúdo em português sobre programas e jogos de computador, incorporando posteriormente serviços e jogos online e também aplicativos para celulares.

As dificuldades no início do Baixaki[editar | editar código-fonte]

Na época do lançamento do site, o acesso à internet no Brasil era muito restrito, e a conexão discada não permitia que um usuário baixasse os 700 MB correspondentes ao Linux, por exemplo.T=

Para atender a essa necessidade, o Baixaki passou a gravar softwares e jogos pesados em discos, que eram enviados pelo correio. Esse serviço durou vários anos, até que os usuários conseguissem baixar seus programas de interesse.

Nos seus primeiros tempos, o Baixaki precisou lidar com o estouro da bolha da internet no ano 2000. Refletindo os olhares duvidosos dos investidores sobre a grande rede, a bolsa da Nasdaq, na qual as ações das empresas que investiam na web eram negociadas, começou a despencar, mas o site sobreviveu a esse período.

As primeiras conquistas[editar | editar código-fonte]

A primeira nota fiscal do Baixaki, referente à venda de espaço para anúncios publicitários, foi emitida em 2002, ano no qual foi criada a razão social No Zebra Network Ltda.

Em 2003, a empresa contratou seu primeiro funcionário. Com o crescimento da equipe, o Grupo NZN chegou aos 134 colaboradores em 2013, divididos entre as sedes de Curitiba e São Paulo e com atuação no Rio de Janeiro e em Brasília. Até 2005, o site era “caseiro” e mantido em sistema home office. Porém, o ritmo e o volume de trabalho pediam um escritório, que foi montado em 2006.

As parcerias do Baixaki[editar | editar código-fonte]

A primeira parceria, firmada com o iG, permaneceu de 2001 a 2009. A segunda foi estabelecida em 2009 com o Terra, com foco na América Latina e no público falante de espanhol. O Baixaki encerrou as parcerias em 2013 e, desde então, segue independente dos portais.

Números do Baixaki[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Google Analytics (ferramenta para monitorar os acessos de um site), o Baixaki contabilizou 36 milhões de usuários únicos e 306 milhões de page views em dezembro de 2013.

Em seu banco de dados, o Baixaki conta com mais de 85 mil programas e jogos cadastrados. Em 2013, o site teve mais de 315 milhões de downloads efetuados, somando quase 5 bilhões de downloads desde seu lançamento[3] .

A página do Baixaki no Facebook possui mais de 4 milhões de curtidas, enquanto o perfil no Twitter conta com mais de 155 mil seguidores. No Google Plus, o Baixaki soma mais de 77 mil assinantes. Já no canal do Baixaki no YouTube, o site conquistou mais de 1,1 milhão de inscritos.

Maior parte dos programas encontrados no Baixaki, são gratuitos, alguns são gratuitos somente para experimentar.

Aplicativo do Baixaki para Android[editar | editar código-fonte]

O Baixaki iniciou suas atividades com foco nos computadores, porém, conforme os smartphones se popularizaram, o site passou a atender também o público desse nicho. Para isso, o Grupo NZN lançou o aplicativo do Baixaki para celulares com Android em novembro de 2011.

O app do Baixaki para Android é alimentado com os principais lançamentos de programas e jogos para smartphones com o sistema operacional da Google. Por meio dele, os usuários podem conhecer os apps testados pela equipe e acessar as resenhas com os prós e contras de cada um.

Outros sites do Grupo NZN[editar | editar código-fonte]

Conforme as necessidades do público, o Baixaki ampliou e diversificou seu conteúdo, dando origem a outros sites.

Baixaki Jogos[editar | editar código-fonte]

A equipe do Baixaki passou a escrever sobre jogos de consoles, incluindo divulgação das novidades e análise dos lançamentos. Esse novo interesse deu origem ao BJ (antes Baixaki Jogos), lançado em abril de 2007.

Tecmundo[editar | editar código-fonte]

Acompanhando os downloads, o Baixaki começou a produzir conteúdo sobre hardware, celulares e tecnologia em geral. Para concentrar o material com esse foco mais específico, o Grupo NZN lançou o site Tecmundo[4] em março de 2011. Esse site ainda conta com análise de produtos como smartphones, notebooks, placas de vídeo e periféricos.

Mega Curioso[editar | editar código-fonte]

Entre as notícias sobre tecnologia do Tecmundo, surgiram matérias curiosas sobre ciências e entretenimento. Essas notícias acabaram dando origem ao site Mega Curioso em fevereiro de 2013.

Superdownloads[editar | editar código-fonte]

Site de downloads criado em 1998 com foco mais geek, foi incorporado ao Grupo NZN em agosto de 2012.

Minha Série[editar | editar código-fonte]

O Minha Série traz informações sobre séries, episódios, temporadas, atores e bastidores. O site conta também com a colaboração dos leitores, que podem avaliar as produções. O Minha Série foi incorporado ao Grupo NZN no final de 2007.

Jogos Online Wx[editar | editar código-fonte]

Site de Jogos Online criado em 2013 com foco em jogos online, fechou parceria com Grupo NZN em Julho de 2015.

Referências

  1. Zuini, Priscila. Dona do Baixaki compra Click Jogos e pensa em IPO na Nasdaq Exame. Visitado em 18 de Setembro de 2014.
  2. Hammam, Renan (30 de julho de 2013). O que você não sabia sobre o Baixaki [infográfico]. Baixaki. Página visitada em 10 de fevereiro de 2014.
  3. Amoroso, Danilo (01 de outubro de 2010). O Baixaki completa 10 anos. Baixaki. Página visitada em 10 de fevereiro de 2014.
  4. Tecmundo: O site de tecnologia do baixaki. www.tecmundo.com.br. Página visitada em 10 de fevereiro de 2014.