Baja TT ACP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Baja TT ACP é uma prova anual todo-o-terreno integrada no Campeonato de Portugal de TT e na Taça de Portugal de TT, ambas integradas no calendário da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo de Karting, assim como no Campeonato Nacional de Rally Raid da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal. A primeira edição aconteceu em março de 2020, com competições para as modalidades de Auto, Moto, Quad e SSV. A organização da prova está a cargo do Automóvel Club de Portugal. [1]

História[editar | editar código-fonte]

A criação da Baja TT ACP partiu de uma vontade dos pilotos portugueses em aumentar o número de provas no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM I 48. Tendo como cenário o litoral alentejano, a prova em 2020 percorreu os trilhos entre Municípios de Santiago do Cacém e Grândola, incluindo ainda passagens por Alcácer do Sal e Sines.

No seu ano de origem, a Baja contabilizou um total de 250 quilómetros percorridos, com destaque especial para um itinerário essencialmente marcado por pisos de areia — o elemento determinante e diferenciador desta prova.

Com a presença no calendário do Campeonato Nacional de TT, a Baja realizou-se entre os dias 6 e 8 de março com a participação de mais de 85 equipas de Autos, Motos, Quads e SSVs.

Miguel Barbosa e Pedro Velosa alcançaram o topo do pódio na categoria de Autos ao volante de um Toyota Hilux, seguido por João Ramos e Vítor Jesus, ao comando do mesmo modelo. Já a equipa Alejandro Martins/José Marques, num Mini JCW Rally, terminou em terceiro lugar no pódio. David Megre, após um ano sem competir, triunfou na categoria de Motos, com Gonçalo e Rodrigo Amaral em seguro e terceiro lugar respetivamente. Os três lugares do pódio terminaram a competição separados por apenas 1m 20,3 segundos[2][3]. A dupla do Can-Am XRC, Luís Cidade e Pedro Mendonça, venceu em SSV, enquanto o primeiro lugar em Quads, entre apenas dois concorrentes, foi para Carlos Ferreira.

A prova foi cancelada em 2021 devido ao agravamento da pandemia causada pela COVID-19. Está confirmada a data para a edição de 2022 a decorrer de 18 a 20 de março[4][5]. As características serão semelhantes à edição de há dois anos; no entanto, uma das novidades é a introdução de um Road Book para as Motos e Quads, que substituirá a sinalética direcional[6].

Vencedores da Baja TT ACP[editar | editar código-fonte]

Nome da Prova PEC Pódio - Autos
Pos. Piloto / Navegador Equipa / Carro
1º BP Ultimate Baja TT ACP
De 6 a 8 de março de 2020
[7]
250kms Portugal Miguel Barbosa

Portugal Pedro Velosa

Japão Toyota Hilux
Portugal João Ramos

Portugal Vítor Jesus

Japão Toyota Hilux
Portugal Alejandro Martins

Portugal José Marques

Alemanha Mini JCW Rally­

Referências