Bake Off Brasil: Mão na Massa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para a versão infantil do talent show, veja Júnior Bake Off Brasil. Para o programa de entrevistas com eliminados, veja Bake Off Brasil: A Cereja do Bolo.
Bake Off Brasil: Mão na Massa
Logotipo do programa
Informação geral
Formato talent show
Gênero Culinária
Duração 120 minutos
Estado em exibição
Criador(es) Reino Unido BBC Two
Baseado em The Great British Bake Off
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Lucas Gentil (desde 2016)
Adriana Cechetti (2015)
Câmera Multicâmara
Distribuição BBC Worldwide
Apresentador(es) Nadja Haddad (desde 2018)
Jurados
Tema de abertura Instrumental
Empresa(s) produtora(s) Reino Unido Love Productions
Brasil Cygnus Media
Localização São Paulo - SP
Exibição
Emissora original Brasil SBT
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 25 de julho de 2015 – presente
Temporadas 13 (Com SpinOffs e Especiais)
Episódios 121
Cronologia
Programas relacionados Júnior Bake Off Brasil
Bake Off SBT
Bake Off Brasil: A Cereja do Bolo

Bake Off Brasil: Mão na Massa é um talent show de culinária brasileiro exibido pelo SBT e pelo Discovery Home & Health. É baseado no formato original The Great British Bake Off exibido pela BBC One no Reino Unido.

O programa é apresentado por Nadja Haddad e a dupla de jurados com os chefs Olivier Anquier e Beca Milano. O Bake Off Brasil atualmente se consolidou o reality culinário mais visto e de maior audiência e prestígio da televisão brasileira.[1]

Formato[editar | editar código-fonte]

A competição, que tem o objetivo de encontrar e coroar o melhor confeiteiro amador do país, reúne 16 talentosos candidatos que enfrentam diversos desafios ao preparar pães, bolos, tortas, doces e salgados de todos os tipos. O reality show possui dois rigorosos jurados, o chef e empresário Olivier Anquier e a chef confeiteira Beca Milano, que avaliam o desempenho dos competidores prova a prova. Ao final de cada episódio, o participante com o melhor desempenho do dia e que mais se destacar e impressionar os jurados ganha o avental azul de Mestre Confeiteiro da semana, mas quem menos impressionar e tiver o pior desempenho do dia será o eliminado.

Os competidores enfrentam dois tipos de desafios: criativos (os competidores devem fazer receitas que sejam deliciosas e que também se destaquem pelo visual elaborado) e técnicos (todos recebem a mesma receita e devem prepará-la). Depois de uma série de programas e eliminações, a grande final do Bake Off Brasil – Mão Na Massa terá os três melhores disputando o título de melhor confeiteiro amador do país, ganhar o troféu de campeão e, o avental preto de melhor confeiteiro amador do Brasil.

Sucesso em quase vinte países, o The Great Bake Off é uma competição de formato da BBC Worldwide e já chegou à quinta temporada na Inglaterra, seu país de origem.

Outros países como ItáliaFrançaSuécia e Holanda também produziram várias temporadas do formato, sempre alcançando excelentes resultados. Agora, The Great Bake Off chega ao Brasil através de uma produção da Cygnus Media, com direção de Lucas Gentil e exibição no SBT.

Produção[editar | editar código-fonte]

A 1.ª temporada estreou no dia 25 de julho de 2015 e terminou em 17 de outubro de 2015, com a apresentação de Ticiana Villas Boas e a dupla de jurados com o empresário Fabrizio Fasano Jr. e a Chef Confeiteira Carol Fiorentino, sendo transmitido todos os sábados, às 21h30min (UTC−3) no SBT e todas as terças-feiras, às 20h30min (UTC−3) no Discovery Home & Health. Após a final da primeira temporada, o canal confirmou a realização da 2.ª temporada.[2]

A 2.ª temporada foi exibida entre 21 de maio e 27 de agosto de 2016, substituindo BBQ Brasil: Churrasco na Brasa.[3] Sendo transmitido todos os sábados, às 21h30min, seguindo com a apresentação de Ticiana Villas Boas e o júri com Fabrizio Fasano Jr. e a Chef Confeiteira Carol Fiorentino.

Às vésperas da gravação da 3.ª temporada, Ticiana Villas Boas foi afastada pela direção do SBT do comando do programa, sendo substituída por Carol Fiorentino, jurada e Chef Confeiteira das duas primeiras edições.[4] Por conta disso, a emissora buscou um outro jurado para acompanhar Fabrizio Fasano Jr. na atração e a confeiteira Beca Milano, do Fábrica de Casamentos, é a nova jurada e Chef Confeiteira. A 3.ª temporada estreou em 12 de agosto de 2017 e terminou em 16 de dezembro de 2017, às 21h30min.

Nos dias 23 e 30 de dezembro de 2017, o Bake Off Brasil teve uma edição especial, intitulada de Bake Off SBT com os artistas da emissora, com apresentação de Carol Fiorentino, Ratinho e Danilo Gentili, os últimos alternando em um episódio cada, e o júri seguindo com Beca Milano e Fabrizio Fasano Jr.

A 4.ª temporada foi confirmada para ser exibida em agosto de 2018 pelo jurado Fabrizio Fasano Jr.[5] Em maio de 2018, às vésperas da gravação da 4.ª temporada, Carol Fiorentino e Fabrizio Fasano Jr. deixaram a atração.[6] Foi definido então, que a jornalista Nadja Haddad seria a nova apresentadora e o Chef Olivier Anquier como novo jurado e, Beca Milano segue como jurada e Chef Confeiteira. A 4.ª temporada estreou no dia 11 de agosto de 2018 e terminou em 15 de dezembro de 2018, exibido às 22h30min. O SBT também confirmou a 2.ª edição do Bake Off SBT e, a 2.ª temporada do Júnior Bake Off Brasil (reality show de culinária infantil do SBT) e, a 5.ª temporada do Bake Off Brasil foi iniciada no dia 10 de agosto de 2019.

Em 2 de maio de 2020, o SBT passou a exibir os melhores momentos das primeiras temporadas num especial intitulado Bake Off Brasil: A Cereja do Bolo, apresentado por Nadja Haddad e Beca Milano, apresentando também os bastidores da competição e os segredos dos participantes. O último episódio do especial foi exibido em 20 de junho, sendo substituída pela quarta temporada do Fábrica de Casamentos.[7]

A 6.ª temporada passou por mudanças no corpo de apresentadores. Nadja Haddad deixa o comando do programa às pressas, devido ao fato de seu marido, o político Danilo Joan, testar positivo para a COVID-19, e, logo depois, ela também, tendo que se manter temporariamente em isolamento social. Inicialmente, foi substituída por Chris Flores, e depois, Ticiana Villas Boas foi escalada para o programa, marcando sua volta ao reality depois de ter apresentado as duas primeiras temporadas, o que gerou revolta dos patrocinadores, pois haviam fechado com Nadja para garota propaganda da marca.[8][9] Após três semanas afastada, Nadja Haddad retornou à apresentação, e Ticiana deixou o programa, sendo deslocada para o especial Bake Off Brasil: A Cereja do Bolo, que reestreia no dia 22 de agosto de 2020, substituindo o Esquadrão da Moda, que deixa temporariamente a grade para as férias antecipadas da equipe.[10]

A 7.ª temporada estreia no dia 24 de julho de 2021 e sofreu novas mudanças no corpo de apresentadores. Dony De Nuccio, vencedor da primeira edição do Bake Off Celebridades, passa a fazer parte do time do programa, comandando o especial Bake Off Brasil: A Cereja do Bolo, substituindo Ticiana Villas Boas.[11]

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Bake Off Brasil[editar | editar código-fonte]

Apresentador(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª
Ticiana Villas Boas
Carol Fiorentino
Nadja Haddad
Chris Flores

Bake Off SBT[editar | editar código-fonte]

Apresentador(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª
Carol Fiorentino
Nadja Haddad

Júnior Bake Off Brasil[editar | editar código-fonte]

Apresentador(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª
Carol Fiorentino
Nadja Haddad

Bake Off Celebridades[editar | editar código-fonte]

Apresentador(a) Temporadas
1.ª 2.ª
Nadja Haddad

Jurados[editar | editar código-fonte]

Bake Off Brasil[editar | editar código-fonte]

Jurado(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª
Carol Fiorentino
Fabrizio Fasano Jr.
Beca Milano
Olivier Anquier

Bake Off SBT[editar | editar código-fonte]

Jurado(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª
Fabrizio Fasano Jr.
Beca Milano
Olivier Anquier

Júnior Bake Off Brasil[editar | editar código-fonte]

Jurado(a) Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª
Fabrizio Fasano Jr.
Beca Milano
Olivier Anquier

Bake Off Celebridades[editar | editar código-fonte]

Jurado(a) Temporadas
1.ª 2.ª
Beca Milano
Olivier Anquier

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Temp. Ano Vencedor
1 2015 Samira Ghannoum
2 2016 Camila Poli
3 2017 Dário Héberson
4 2018 Ricardo Daudt
5 2019 Karoline Barbeirotti
6 2020 Priscilla Grasso
7 2021 Gileade Santana
Spin-offs
Temp. Ano Vencedor
Bake Off SBT
1 2017 Isabella Fiorentino
2 2018 Patrícia Abravanel
3 2019 Junior Mendes
Júnior Bake Off Brasil
1 2018 Arthur Gonzaga
2 2019 Gigi Bordezan
3 2020 David Caldeira
Bake Off Celebridades
1 2021 Dony De Nuccio
2

Participantes[editar | editar código-fonte]

Até a 7.ª temporada o Bake Off já contou com 190 participantes oficiais. Entre eles, o estado de São Paulo possui o maior número de participantes, com 117 participantes. Seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro com dez, Pernambuco com seis, Ceará com cinco, Paraíba e Rio Grande do Sul com quatro, Bahia, Goiás e Santa Catarina com três, Alagoas, Espírito Santo e Piauí com dois e Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte com apenas um. Já os estados de Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins nunca tiveram representantes até a 7.ª edição do Bake Off Brasil. Somente 3 estrangeiros participaram do programa: uma italiana, um libanês e uma venezuelana.

Os participantes mais jovens a entrar na competição foram Gigi Bordezan e Pedrinho Lucas (Júnior 2), ambos com 7 anos de idade. A participante mais velha foi Albaniza Guia (Bake Off 7), que entrou na disputa aos 73 anos. Gigi (Júnior 2) é, também, a participante mais jovem a vencer o programa. A participante mais velha a vencer foi Samira Ghannoum (Bake Off 1), aos 42 anos.

Nota: Os participantes que entraram em duas edições foram contados apenas uma vez.

Temporada Estreia Final 1 Lugar 2 Lugar 3 Lugar Outros participantes em ordem de eliminação Total de participantes N.º de episódios
Bake Off Brasil 1 25 de julho de 2015 17 de outubro de 2015 Samira Ghannoum Ayrton Bartoleti Marília Beznos Eliane • Miguel Pompeia[nota 1] • Márcia Lucas • Ronaldo Kurita • Gabi Strano • Bruno Sutil[nota 2] • Joca • Juliana Ferraz[nota 3] • Michael Ferreira 12 13
Bake Off Brasil 2 21 de maio de 2016 27 de agosto de 2016 Camila Poli[nota 4] Noemy Caangi Marcos Souza Matheus Grandizol • Tathianne Lemos • Luciano Neves • Vivian Nhoncance • Murilo Marques • Helga Litz • Tiago Magane • Gabriela Freire • Lucas Fischer[nota 5] • Paula Jabur • Juliana Jabur 14 15
Bake Off Brasil 3 12 de agosto de 2017 16 de dezembro de 2017 Dário Héberson Johanna Aquino José Negreiros Sileide D'Amico • Nena Maria • Liany Rocha • Monique Tupy • Débora Leite • Iaiá Sobrano • Douglas de Oliveira[nota 6] • Richarles Rodrigues[nota 7] • Marina Queiroz[nota 8] • Karyne Sugayama • Gigi Louzada • Flavio Duarte • Ney Martins 16 18
Bake Off Brasil 4 11 de agosto de 2018 15 de dezembro de 2018 Ricardo Daudt Nayane Capistrano Núbia Moraes[nota 9] Thiago Ribeiro • Yuri Jaruskevicius • Paulo Malacaia • Edna Fonseca • Caroline Pinheiro • Paola Francoti • Gislaine Ricci • André Aquino[nota 10] • Tathi Schroeder • Flávio Ribeiro • Luis de Lyon • Fatinha[nota 11] • Lolla Ramos 16 18
Bake Off Brasil 5 10 de agosto de 2019 14 de dezembro de 2019 Karoline Barbeirotti João Francisco João Silveira[nota 12] Marilda Caires • Rogério • Denise Galviolli • Deza Correia • Angel Prado • Fellipe Xenofonte[nota 13] • Carol Teixeira[nota 14] • Claudio Graças[nota 15] • Herb D’Melo • Natália Kaufmann[nota 16] • Yago Corrêa • Wayner Lyra • Bela Castro 16 18
Bake Off Brasil 6 15 de agosto de 2020 12 de dezembro de 2020 Priscilla Grasso Flávio Amoedo Thaís Macedo Fernanda Giachini • Biel Santos • Eduardo Lopes • Amanda Morais • Alexandre Palione • Talita Batista • Juliana Weitman[nota 17] • Rafael Barbuda • Gabriel Pita[nota 18] • Rebeca Passarrelli • Paola Galante[nota 19] • Fabiana Ramos • Luís Gustavo 16 18
Bake Off Brasil 7 24 de julho de 2021 18 de dezembro de 2021 Gileade Santana[nota 20] Nathanael Santos[nota 21] Júlio Cepe[nota 22] Albaniza Guia • Toska Torres • Ana Klara Gomes • Caroline Baessi • Flávia Soares • Giovanna Reis • Vanessa Guaitolini • Mazinho Filho • Luís Moutinho[nota 23] • Caique Beraldo[nota 24] • Jonathas Almeida • Ananda Vasconcelos • Willian Mendes • Felipe Ferrara • Mariana Martins 18 21

Bake Off SBT[editar | editar código-fonte]

Temporada Estreia Final 1 Lugar 2 Lugar 3 Lugar Outros participantes em ordem de eliminação Total de participantes N.º de episódios
Bake Off SBT 1 23 de dezembro de 2017 30 de dezembro de 2017 Isabella Fiorentino Nadja Haddad Lívia Andrade Bia Arantes • Gabriel Santana • João Guilherme • Milene Pavorô • Arlindo Grund • Cassius Zeilmann • Larissa Manoela • Valentina Francavilla • Carlo Porto • Jean Paulo Campos • Karyn Bravo • Matheus Ceará • Chris Flores 16 2
Bake Off SBT 2 22 de dezembro de 2018 29 de dezembro de 2018 Patrícia Abravanel Carla Fioroni João Fernandes Apollo Costa • Igor Jansen • Mara Maravilha • Raissa Chaddad • Dudu Camargo • Eliana • Graciely Junqueira • Otávio Mesquita • Celso Portiolli • Sophia Valverde • Victor Pecoraro • Murilo Cezar • Silvia Abravanel 16 2
Bake Off SBT 3 21 de dezembro de 2019 28 de dezembro de 2019 Junior Mendes Lucas Anderi Isabella Fiorentino Arlindo Grund • Carlos Nascimento • Juliana Oliveira • Oscar Filho • Rachel Sheherazade • Sophia Valverde • Thaís Melchior • Tiago Abravanel • Flavia Pavanelli • Matheus Ceará • Lívia Andrade • Maisa Silva • Otávio Mesquita 16 2

Bake Off Celebridades[editar | editar código-fonte]

Temporada Estreia Final 1 Lugar 2 Lugar 3 Lugar Outros participantes em ordem de eliminação Total de participantes N.º de episódios
Bake Off Celebridades 1 20 de fevereiro de 2021 17 de abril de 2021 Dony De Nuccio Renata Dominguez Não houve Dalton Vigh • Fernanda Venturini • Júlio Cocielo • Maria Gal • Maisa Silva • Monalysa Alcântara • Alessandro Campos • Gabriel Santana • Thaís Pacholek • Rodrigo Cintra • Renata Kuerten • Robson Jassa • Marcello Airoldi[nota 25] • Pyong Lee[nota 26] 16 9
Bake Off Celebridades 2 2022 2022
 •  •  •  •  •  •  •  •  •  •  •  •  •  •  •

Outras Aparições[editar | editar código-fonte]

Além de participarem do Bake Off Brasil: Mão na Massa, alguns dos participantes passaram a competir em outros reality ou talent shows.

Participante Edição Colocação Reality ou talent show Temp. Colocação
Tathianne Lemos 2 Eliminada – 15.º lugar MasterChef Brasil 7 Eliminada
Renata Dominguez Celebridades 1 Vice-Campeã – 2.º lugar Power Couple Brasil 5 Eliminada (com Leandro Gléria)5.º lugar
Pyong Lee Eliminado – 3.º lugar Ilha Record 1 Vice-Campeão – 2.º lugar
Valentina Francavilla SBT 1 Eliminada – 12.º lugar A Fazenda 13 Eliminada – 12.º lugar
Victor Pecoraro SBT 2 Eliminado – 8.º lugar Eliminado – 17.º lugar
Tiago Abravanel SBT 3 Eliminado – 12.º lugar Dança dos Famosos 18 Eliminado – 6.º lugar
Big Brother Brasil 22

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Acusações de Intolerância Religiosa[editar | editar código-fonte]

A ex-confeiteira Talita Batista, que participou da sexta temporada do Bake Off Brasil , está acusando a produção do programa manipulação e preconceito em torno de sua crença. O relator da CPI da Intolerância Religiosa se pronunciou sobre o assunto e afirmou que entrará em contato direto com Silvio Santos.

Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do Jornal O Dia, a profissional afirma que foi impedida de batizar os bolos preparados por ela com homenagens às divindades. Além disso, ainda destacou que outro participante teve autonomia para batizar os bolos preparados por ela com homenagens às divindades. Ela ainda destacou que outro participante teve autonomia para batizar um bolo com o nome de Nossa Senhora de Nazaré.

"Quando me inscrevi no programa, eu estava ali para participar e ser julgada, independente do resultado. E ao contrário de alguns colegas que confrontaram a produção, eu aceitei as críticas. Eu confesso que isso não foi fácil para mim, mas estava ali para participar de uma seleção e dando o meu melhor para vencer a disputa seguindo as regras do jogo", desabafou. [12]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2019 Prêmio CONTIGO! Online 2018 Melhor Reality Show Bake Off Brasil Venceu
Promax Latin America Awards 2019 Melhor Divulgação Bake Off Brasil Venceu
2020 Prêmio CONTIGO! Online 2019 Melhor Reality Show Bake Off Brasil Venceu [13]
2021 Troféu Internet Melhor Reality show Bake Off Brasil Pendente

Audiência[editar | editar código-fonte]

Temporada Horário Episódios Estreia Final Média Geral
(em pontos do IBOPE)
Data Audiência Data Audiência
1.ª Sábado, 21h30 13 25 de julho de 2015 6,9[14] 17 de outubro de 2015 7,5[15] 7,0
2.ª 15 21 de maio de 2016 8,5[16] 27 de agosto de 2016 9,5[17] 8,5
3.ª 18 12 de agosto de 2017 7,6[18] 16 de dezembro de 2017 9,4[19] 8,1
4.ª Sábado, 22h30 18 11 de agosto de 2018 10,9[20] 15 de dezembro de 2018 10,3[21] 10,3
5.ª 18 10 de agosto de 2019 9,7[22] 14 de dezembro de 2019 9,6[23] 8,9
6.ª 18 15 de agosto de 2020 6,6[24] 12 de dezembro de 2020 5,5[25] 6,2
7.ª 21 24 de julho de 2021 5,8[26] 18 de dezembro de 2021 5,6[27] 5,2
Temporada Horário Episódios Estreia Final Média Geral
(em pontos do IBOPE)
Data Audiência Data Audiência
SBT 1 Sábado, 21h30 2 23 de dezembro de 2017 7,8[28] 30 de dezembro de 2017 8,1[29] 7,9
SBT 2 Sábado, 22h15 22 de dezembro de 2018 11,2[30] 29 de dezembro de 2018 12,0[31] 11,6
SBT 3 Sábado, 22h30 21 de dezembro de 2019 9,6[32] 28 de dezembro de 2019 8,9[33] 9,2
Temporada Horário Episódios Estreia Final Média Geral
(em pontos do IBOPE)
Data Audiência Data Audiência
Celebridades 1 Sábado, 22h30 9 20 de fevereiro de 2021 6,3[34] 17 de abril de 2021 6,4[35] 5,8

  • Em 2015, cada ponto representava 67,1 mil domicílios ou 198,1 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2016, cada ponto representava 69,4 mil domicílios ou 197,8 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2017, cada ponto representa 70,5 mil domicílios ou 199,3 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2018, cada ponto representava 71,8 mil domicílios ou 201,1 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2019, cada ponto representava 73,0 mil domicílios ou 200,7 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2020, cada ponto representava 74.9 mil domicílios ou 203,3 mil pessoas na Grande São Paulo.
  • Em 2021, cada ponto representa a 76,0 mil domicílios ou 205 mil pessoas na Grande São Paulo.

Notas

  1. Miguel foi automaticamente eliminado no episódio 3, pois precisou abandonar a disputa por problemas de saúde.
  2. Bruno foi eliminado no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 7, sendo novamente eliminado no episódio 9.
  3. Juliana foi eliminada no episódio 1, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 7, sendo novamente eliminada no episódio 11.
  4. Camila foi eliminada no episódio 7, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 8, consagrando-se vencedora da temporada no episódio 15.
  5. Lucas foi eliminado no episódio 6, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 8, sendo novamente eliminado no episódio 12.
  6. Douglas foi eliminado no episódio 2, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 11.
  7. Richarles foi eliminado no episódio 9, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 12.
  8. Marina foi eliminada no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 13.
  9. Núbia foi eliminada no episódio 9, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, ficando em 3.º lugar no episódio 18.
  10. André foi eliminado no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 12.
  11. Fatinha foi eliminada no episódio 8, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 16.
  12. João desistiu da competição por problemas de saúde no episódio 7, mas retornou através da repescagem no episódio 10, ficando em 3.º lugar no episódio 18.
  13. Fellipe foi eliminado no episódio 6, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 11.
  14. Carol foi eliminada no episódio 9, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 11.
  15. Claudio foi eliminado no episódio 7, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 12.
  16. Natália foi eliminada no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 14.
  17. Juliana foi eliminada no episódio 3, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 11.
  18. Gabriel foi eliminado no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminado no episódio 13.
  19. Paola foi eliminada no episódio 7, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 10, sendo novamente eliminada no episódio 15.
  20. Gileade foi eliminado no episódio 10, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 13, consagrando-se vencedor da temporada no episódio 21.
  21. Nathanael desistiu da competição por problemas pessoais no episódio 8, mas retornou através da repescagem no episódio 13, sendo vice-campeão no episódio 21.
  22. Júlio foi eliminado no episódio 11, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 13, ficando em 3.º lugar no episódio 21.
  23. Luís foi eliminado no episódio 1, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 13, sendo novamente eliminado no episódio 14
  24. Caique foi eliminado no episódio 12, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 13, sendo novamente eliminado no episódio 15.
  25. Airoldi foi eliminado no episódio 5, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 7, sendo novamente eliminado no episódio 9.
  26. Pyong foi eliminado no episódio 6, mas retornou à competição através da repescagem no episódio 7, sendo novamente eliminado no episódio 9.

Referências

  1. «Bake Off Brasil: Mão na Massa». www.sbt.com.br. Consultado em 3 de dezembro de 2020 
  2. Fabrício Falcheti (2 de novembro de 2015). «"Bake Off Brasil - Mão na Massa" ganhará segunda temporada no SBT». Na Telinha. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  3. Lucas Medeiros (21 de janeiro de 2016). «SBT define quando serão suas estreias em 2016; confira». OTVFoco. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  4. Daniel Castro (24 de maio de 2017). «Após delação do marido, Ticiana Villas Boas é afastada de programa do SBT». Notícias da TV. Consultado em 23 de maio de 2017 
  5. Falcheti, Fabrício (29 de maio de 2018). «SBT realiza evento comercial para a quarta temporada de "Bake Off Brasil"». NaTelinha. UOL. Consultado em 29 de maio de 2018 
  6. Daniel Castro (30 de maio de 2018). «Dinheiro, vaidade e blefe: os bastidores do reality show de confeiteiros do SBT». Notícias da TV. Consultado em 1 de junho de 2018 
  7. Ricco, Flávio (29 de abril de 2020). «Band adota tática de sobrevivência para manter programas no ar». UOL. Consultado em 1 de maio de 2020 
  8. Pacheco, Paulo (10 de julho de 2020). «SBT escala Chris Flores para apresentar Bake Off após caso de coronavírus». Na Telinha - UOL. Consultado em 10 de julho de 2020 
  9. Ricco, Flávio (17 de julho de 2020). «Resultados da TV devem ser ainda melhores pós-pandemia». R7.com. Consultado em 17 de julho de 2020 
  10. Fefito (3 de agosto de 2020). «Nadja Haddad volta a gravar o 'Bake Off' e Ticiana deixa reality do SBT». UOL. Consultado em 3 de agosto de 2020 
  11. «SBT estreia reality show de reformas "Te Devo Essa! Brasil"». R7.com. 5 de junho de 2021. Consultado em 5 de junho de 2021 
  12. «Relator da CPI da intolerância religiosa procura Silvi...». NaTelinha. Consultado em 31 de julho de 2021 
  13. «Prêmio Contigo! Online 2019 - Veja a lista completa dos vencedores». contigo. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  14. «Novo reality do SBT tem boa estreia, mas perde para a Record». UOL. 27 de julho de 2015 
  15. «Com Fazenda e Legendários, Record bate Altas Horas durante 39 minutos». UOL. 19 de outubro de 2015 
  16. «Programa de confeiteiros tem melhor estreia de realities do SBT». UOL. 23 de maio de 2016 
  17. «Na despedida de Tiago Leifert, É de Casa perde para desenhos da Disney». UOL. 29 de agosto de 2016 
  18. «Sem mulher de Joesley, reality do SBT perde um de cada cinco espectadores». UOL. 14 de agosto de 2017 
  19. «Final de temporada do BBQ Brasil tem pior IBOPE da história do reality». UOL. 18 de dezembro de 2017 
  20. Gabriela Antunes (13 de agosto de 2018). «'Bake off Brasil' reestreia no SBT com 10,9 pontos em São Paulo». Patrícia Kogut. Globo.com. Consultado em 13 de agosto de 2018 
  21. «O Sétimo Guardião tem IBOPE de novela das 6 e perde para reprise de Segundo Sol». UOL. 17 de dezembro de 2018 
  22. «Com Cristiano Ronaldo e cinco horas de Pan, Record tem pior dia do ano no IBOPE». UOL. 12 de agosto de 2019 
  23. «Final de reality show de confeiteiros no SBT dá mais IBOPE do que decisão de A Fazenda 11». UOL. 16 de dezembro de 2019 
  24. «Globo Esporte tem IBOPE de pré-quarentena e supera Huck e Serginho Groisman». UOL. 17 de agosto de 2020. Consultado em 18 de agosto de 2021 
  25. «Especial gospel de Luciano Camargo espanta público de A Fazenda 12». UOL. 14 de dezembro de 2020. Consultado em 14 de dezembro de 2020 
  26. «Pega Pega faz audiência fugir da Globo, e novela das sete tem pior ibope do ano». UOL. 26 de julho de 2021 
  27. Miyashiro, Kelly (20 de dezembro de 2021). «Um Lugar ao Sol dá mais ibope do que Jornal Nacional apenas aos sábados». UOL. Consultado em 20 de dezembro de 2021 
  28. «Especial de Natal do Bake Off com celebridades mantém IBOPE do reality». UOL. 26 de dezembro de 2017 
  29. «Na última edição de 2017, Altas Horas tem maior IBOPE desde a estreia». UOL. 3 de janeiro de 2018 
  30. «Sem time brasileiro, final da Mundial de Clubes faz Globo perder 53% de público». UOL. 26 de dezembro de 2018 
  31. «Especial de confeiteiros famosos do SBT bomba e cola no Altas Horas». UOL. 2 de janeiro de 2019 
  32. «Na carona de jogo do Flamengo, Caldeirão do Huck tem melhor IBOPE do ano». UOL. 23 de dezembro de 2019 
  33. «Em disputa eletrizante, Topa ou Não Topa tem melhor IBOPE em sua edição noturna». UOL. 30 de dezembro de 2019 
  34. «Com tiro de Ruy em Zeca, A Força do Querer fecha melhor semana no ibope». UOL. 22 de fevereiro de 2021. Consultado em 22 de fevereiro de 2021 
  35. «Império tem pior semana de estreia desde A Lei do Amor na faixa das nove da Globo». UOL. 19 de abril de 2021. Consultado em 19 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]