Bakpia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Bakpia
Categoria Pastel, pão doce
País Indonésia e Filipinas
Receitas: Bakpia   Multimédia: Bakpia

Bakpia ou hopia é um popular pão doce da Indonésia e das Filipinas, recheado com feijão e de massa similar à do bolo lunar, originalmente introduzido na região por imigrantes fujianeses nos grandes centros urbanos de ambas nações no início do século XX. O bakpia é amplamente disponível e de baixo custo, sendo frequentemente dado como presente para amigos e familiares.

Na Indonésia, o alimento também é conhecido como Bakpia Pathok, nome dado em homenagem a um subúrbio da cidade de Jogjacarta que vende grandes quantidades do doce.[1] Eles são semelhantes ao pia, mas de tamanho mais reduzido.

Tipos de massa[editar | editar código-fonte]

Folhado[editar | editar código-fonte]

Há um tipo que usa massa folhada chinesa. Exemplos  podem ser vistos na China (em especial Macau), Taiwan e países com grandes comunidades chinesas, como Trinidade e Tobago e Guiana, que fazem a versão chinesa autêntica do doce hopia.

Bolo[editar | editar código-fonte]

O tipo de bakpia feita com massa similar à de bolo usa uma versão muito macia da massa, parecida com a utilizada nos bolos de feijão da culinária Japonesa; essa semelhança dá o nome na língua filipina do alimento, hopyang Hapon (bolo de feijão japonês).

Recheios[editar | editar código-fonte]

Existem quatro tipos tradicionais e populares de recheios para bakpia, embora recentemente outras versões tenham sido criadas, como cappuccino, queijo, chocolatedurian, manga, abacaxi e pandan.[2][3]

Feijão mungo[editar | editar código-fonte]

Um par de bakpias de feijão mungo em uma tigela.

bakpia de massa folhada mais popular tanto na Indonésia quanto nas Filipinas é o com recheio de feijão mungo (Indonésio: bakpia kacang hijau; Tagalo: hopyang munggo), por vezes chamado de hopyang matamís ("hopia doce" em Tagalo). Como seu nome implica, ele é recheado com uma pasta doce de feijão mungo.

Porco[editar | editar código-fonte]

Hopyang baboy (Tagalo para "hopia de carne de porco") é recheado com uma pasta salgada de farelo de pão com ábobora d'água, temperada com cebolinha e aromatizada com gordura suína cristalizada, daí o seu nome. Este tipo de hopia é também por vezes referida como hopyang maalat (Tagalo para "hopia salgado").

Inhame roxo[editar | editar código-fonte]

Ube hopia das Filipinas

Ube hopia ou hopyang ube é uma variante filipina de bakpia que usa inhame-roxo (ube), tendo uma cor violeta viva e um sabor adocicado.

Ube hopia foi criado na década de 1980 por Gerry Chua da cadeia de delicatessens sino-filipina Eng Bee Tin, em Manila, famosa por sua fusão de tradições culinárias da China e das Filipinas.

Feijão azuki[editar | editar código-fonte]

Os bakpia de feijão azuki são pequenos, arredondados e com massa de bolo, semelhantes na aparência aos bolos lunares servidos durante o Festival da Lua. Eles também podem ser enformados como cubos e cozidos em uma grelha, um lado por vez, em vez de serem assados em um forno. Por suas similaridades em recheio, textura e estilo ao doce japonês kuri manjū, ele ganhou o apelido hopyang Hapón (Filipino para "hopia do Japão").

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. A Budi Kurniawan, Erwin E Prasetya (3 de janeiro de 2014). «Bakpia, Buah Tangan Toleransi dan Akulturasi». Kompas.com (em indonésio). Consultado em 13 de janeiro de 2015. 
  2. http://hidayatbahri.wordpress.com/ Dayat Story Blogs (Indonésio)
  3. «New Innovation: HOPIA CUSTARD CLASSIC and UBE». 9 de junho de 2012. Consultado em 2 de dezembro de 2015.