Balbina de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Balbina
Balbina de Roma
Nascimento no pontificado do Papa Alexandre I
Roma (provavelmente)
Morte 132
Roma
Veneração por Igreja Católica
Canonização por foi aclamada santa no Primeiro Concílio de Niceia
Principal templo Basílica de Santa Balbina, em Roma, Itália.
Festa litúrgica 31 de março
Portal dos Santos

Santa Balbina, é uma lendária "virgem, mártir e santa", alegadamente nascida no pontificado do Papa Alexandre I e martirizada em 132. Era filha do também martirizado São Quirino. É festejada no dia 31 de março.

A Lenda da Vida de Santa Balbina[editar | editar código-fonte]

Esta jovem foi incluída oficialmente no calendário dos santos a partir do século IX, por causa de seu suposto "martírio e de sua fé corajosa".

Sua alegada vida nos foi trazida através de lendas, principalmente, pelo teatro medieval. Está nas obras de Alejandro, que viveu no século XVI e na obra ss. Balbinae et Hermetis, uma espécie de apêndice do primeiro.

Segundo as duas histórias mitológicas, Balbina era "filha de Quirino (militar e tribuno). Converteu- se à fé cristã e foi batizada pelo papa Alexandre (o santo), jurando voto de virgindade".

Por causa de sua "riqueza e nobreza espirituais", muitos jovens a pediram em matrimônio, mas ela "manteve seu voto incorruptível e livre de qualquer mácula".

Estando gravemente enferma, o pai a levou ao papa, que estava encarcerado, e ela "se curou".

Em 132, mais provavelmente no dia 31 de março, foi "arrastada com o pai por ordem do imperador Adriano e, com barbaridade, cortaram- lhe a cabeça. Devido a sua bravura diante da morte e por ter morrido em nome da fé, foi elevada, pelos hagiógrafos, à categoria de mártir e santa, sendo- lhe dedicada uma Basílica Menor em Roma (Basílica de Santa Balbina)".

Está, segundo a lenda, sepultada, ao lado de seu pai, num antigo cemitério entre as vias Ápia e Ardeatina, o qual recebe seu nome.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Balbina de Roma