Baleia-da-groenlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBaleia-da-groenlândia
Baleia-da-gronelândia
Duas baleias-da-groenlândia

Duas baleias-da-groenlândia
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenidae
Género: Balaena
Espécie: B. mysticetus
Nome binomial
Balaena mysticetus
( Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia.
Mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia.

A baleia-da-Groenlândia, baleia franca da Groenlândia, baleia polar, baleia russa ou baleia-da-gronelândia (Balaena mysticetus) é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos e da família Balaenidae que vive nas águas geladas e férteis do Oceano ártico e sub-ártico.[1]

tamanho em comparação com um ser humano

É uma baleia de cor escura, desprovida de barbatana dorsal e que pode crescer de 14 a 18 metros de comprimento. Possuí um corpo pesado de 75 a 100 toneladas e a maior boca de qualquer animal. A baleia da Groenlândia foi um grande alvo da caça a baleia e as populações foram severamente reduzidas devido a isso. Das cinco sub-populações de baleias da Groenlândia pelo menos três estão listadas como Em Perigo, uma como Vulnerável e uma como Pouco Preocupante de acordo com dados da UICN.[1]

As baleias da Groenlândia são conhecidas por sua longevidade, podendo viver por mais de 200 anos. Uma fêmea capturada na costa do Alasca tinha uma idade estimada em 115 e 130 anos, outras duas baleias registradas possuíam idades 135 e 172 anos respectivamente. Impulsionados pela curiosidade do quão grande poderia ser a longevidade de uma baleia da Groenlândia, os cientistas mediram a idade de outros indivíduos e descobriram um espécime com aproximadamente 211 anos, muito além das estimativas iniciais.

Referências

  1. a b «Bowhead whale». Wikipedia (em inglês). 22 de outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.