Baleia-da-groenlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBaleia-da-groenlândia
Baleia-da-gronelândia
Duas baleias-da-groenlândia

Duas baleias-da-groenlândia
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenidae
Género: Balaena
Espécie: B. mysticetus
Nome binomial
Balaena mysticetus
( Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia.
Mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia.

A baleia-da-Groenlândia, baleia franca da Groenlândia, baleia polar, baleia russa ou baleia-da-gronelândia (Balaena mysticetus) é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos e da família Balaenidae que vive nas águas geladas e férteis do Oceano ártico e sub-ártico. [1]

tamanho em comparação com um ser humano

É uma baleia de cor escura, desprovida de barbatana dorsal e que pode crescer de 14 a 18 metros de comprimento. Possuí um corpo pesado de 75 a 100 toneladas e a maior boca de qualquer animal. A baleia da Groenlândia foi um grande alvo da caça a baleia e as populações foram severamente reduzidas devido a isso. Das cinco sub-populações de baleias da Groenlândia pelo menos três estão listadas como Em Perigo, uma como Vulnerável e uma como Pouco Preocupante de acordo com dados da UICN.[2]

As baleias da Groenlândia são conhecidas por sua longevidade, podendo viver por mais de 200 anos. Uma fêmea capturada na costa do Alasca tinha uma idade estimada em 115 e 130 anos, outras duas baleias registradas possuíam idades 135 e 172 anos respectivamente. Impulsionados pela curiosidade do quão grande poderia ser a longevidade de uma baleia da Groenlândia, os cientistas mediram a idade de outros indivíduos e descobriram um espécime com aproximadamente 211 anos, muito além das estimativas iniciais.

Referências

  1. «Bowhead whale». Wikipedia (em inglês). 22 de outubro de 2017 
  2. «Bowhead whale». Wikipedia (em inglês). 22 de outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.