Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ballet Bolshoi)
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
ETBB
Fundação 15 de março de 2000 (24 anos)
Tipo de instituição Privada, sem fins lucrativos
Mantenedora Governo do Estado de Santa Catarina

Amigos do Bolshoi

Localização Joinville, SC
Diretor(a) Pavel Kazarian
Docentes 16
Total de estudantes 214
Página oficial www.escolabolshoi.com.br

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma tradicional escola de balé existente na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Fundada em 2000, é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e possui alunos de vários estados brasileiros e de outros países. Tem como missão formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.[1]

O Brasil e a Rússia saudaram os 22 anos da abertura da escola durante encontro de Jair Bolsonaro com Vladmir Putin em fevereiro de 2022.[2]

A escola[editar | editar código-fonte]

A instituição foi fundada em 15 de março de 2000, é a única filial do Teatro Bolshoi.

Um orgulho para o Brasil e para Joinville, cidade sede. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com professores russos e brasileiros, forma bailarinos com a mesma precisão, técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O método utilizado é o Vaganova.

Além de ensino gratuito, os alunos da Escola Bolshoi recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A seleção para alunos ocorre anualmente e compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos básicos e cursos técnicos da instituição.

A escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos. É mantida pele Governo do Estado de Santa Catarina, pela Prefeitura de Joinville e pelos “Amigos do Bolshoi”, constituído de empresas e pessoas físicas que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O complexo escolar está localizado em um espaço de cerca de seis mil metros quadrados e oferece infraestrutura de alta qualidade para seus alunos. Suas instalações compreendem:[3]

– 12 salas para aulas de balé com piso especial para dança

– 10 estúdios de piano e percussão

– 2 salas para aulas teóricas

– Sala de ginástica

– 6 vestiários

– Laboratório cênico (Agrippina Vaganova)

– Biblioteca com laboratório de informática

– Ateliê

– Núcleo de saúde

– 3 espaços culturais

– Cantina

– Espaços administrativos

Cia. Jovem ETBB[editar | editar código-fonte]

Em 2008, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência, que os bailarinos da Companhia Jovem trazem de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia Jovem ETBB é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações.

Cursos[editar | editar código-fonte]

(Parecer CEDP nº 188, aprovado em 14/09/2009)[4]

Matriz curricular[editar | editar código-fonte]

Visitação monitorada[editar | editar código-fonte]

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está aberta para visitas, com cobrança de uma taxa, de segunda a sábado, em dois horários: 10h e 14h30. É necessário agendar a visita antecipadamente pelo fone (47) 3422-4070 Ramal 200 ou pelo e-mail recepcao@escolabolshoi.com.br .

Através da visita monitorada todo o espaço físico e a história do Bolshoi no Brasil são apresentados. Estudantes e idosos pagam metade e crianças com até 7 anos não pagam.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A Escola». Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Consultado em 17 de dezembro de 2017 
  2. «Comunicado Conjunto do Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin». Ministério das Relações Exteriores. 16 de fevereiro de 2022. Consultado em 1 de outubro de 2022. Cópia arquivada em 16 de julho de 2022 
  3. «Estrutura». Escola do Teatro Bolshoi. Consultado em 17 de dezembro de 2017 
  4. Adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – MEC

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.