Ballet Rose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vidas Proibidas - Ballet Rose
Ballet Rose
Informação geral
Formato série
Gênero Drama
Estado Terminada
Elenco Sofia Alves
Henrique Viana
Canto e Castro
António Assunção
Ana Zanatti
País de origem Portugal Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 10
Produção
Diretor(es) Leonel Vieira
Produtor(es) Cila do Carmo
Roteirista(s) Francisco Moita Flores
Felícia Cabrita
Exibição
Emissora original RTP
Transmissão original 21 de Setembro de 1998 – 23 de Novembro de 1998

Vidas Proibidas - Ballet Rose, ou simplesmente Ballet Rose, foi uma série de televisão portuguesa, produzida pela NBP, em 1997, e transmitida pela RTP1 no ano seguinte. Tinha como cabeça de cartaz a atriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. A mesma baseia-se num escândalo que rebentou, em 1967, em Portugal, no qual diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo participavam em orgias com crianças, entre os 8 e os 12 anos, e em práticas de sado-masoquismo, que levaram à morte de, pelo menos, uma mulher.

A série foi reposta por diversas vezes na RTP Memória.

Elenco (por ordem alfabética)[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lisboa, 1967. Em pleno regime, rebenta um escândalo sexual que perturba os alicerces do Estado Novo: um grupo de homens influentes da sociedade e até membros do governo sustentam uma rede de prostituição, que utiliza raparigas menores como objetos de prazer.

O fio da meada começa a desenrolar-se quando Laura Rodrigues (Sofia Alves) é presa numa rusga efetuada a uma pensão. Na polícia, a jovem – mas experiente – prostituta começa a revelar os contornos de uma chocante teia de pedofilia.

Ao tomar conhecimento de que a PJ se encontra a investigar um caso tão escaldante e perigoso para a reputação do regime, a PIDE tenta, a todo o custo, impedir o avanço das diligências da Judiciária e abafar o escândalo iminente. Mas, apesar de algumas traições e fraquezas de certos investigadores, o inevitável acontece e a verdade acaba por se tornar pública…

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A série foi inspirada num artigo da jornalista Felícia Cabrita, publicado no jornal Expresso, no ano de 1996, que trouxe novamente a palco o escândalo ocorrido durante os últimos anos do regime salazarista.
  • Na altura em que foi transmitida, a série acabou por gerar muita polémica, tanto pela história perturbadora como por cenas íntimas bastante explícitas, protagonizadas pelas atrizes Sofia Alves, Patrícia Tavares e Fátima Belo.
  • Mesmo transmitida em horários tardios, Ballet Rose conseguiu registar índices de audiência bastante elevados.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.