Balonismo artístico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um balonista artístico em Viena, Áustria

O termo "Balonismo Artístico" foi criado pelo empresário e artista Costa Brazil, no ano de 2003, o qual também idealizou o GBA - Grupo Balonismo Artístico, no dia 15 de Abril de 2003, na intenção de difundir e valorizar a cultura dos balões entre as pessoas. Balonismo artístico é uma atividade recente, oriunda dos Estados Unidos, onde se utiliza os balões como matéria-prima principal de forma criativa para fins decorativos ou de entretenimento. É uma ideia relativamente nova que despertou a atenção do mercado de arte e decorações e que se popularizou em alguns países até mais do que arranjos florais e outras vertentes artísticas.

Está subdividida em diversos segmentos: - Arte com balões: os balões são utilizados artisticamente na confecção de esculturas com estrutura simples ou tridimensionais, ornamentações, arranjos e muito mais; - Entretenimento e lazer com balões redondos e não-redondos: O balonista artístico ou artista dos balões modela diversas formas diferentes e criativas com balões redondos e não redondos para entreter e divertir o público ou ornamentar ambientes; - Show de balões: os balões são usados como mecanismo de impacto no espectador. Revoadas de balões usando gases especiais como o hélio ou chuvas de balões e explosões de balões são os mais difundidos; - Mídia alternativa com balões: neste segmento, os balões são personalizados para servirem na veiculação de texto, fotos e logomarcas em mensagens de cunho institucional ou comercial, utilizados pelo público em eventos particulares ou corporativos; - Delivery: Muito difundida nos EUA e países da Europa, as entregas especiais de arranjos com balões em domicílio ou simplesmente “delivery de balões”, começa a ganhar cada vez mais força como um dos serviços mais procurados pelo público.

A ornamentação com balões, como outros tipos, envolve conhecimentos básicos de design, mais especificamente de: proporção, textura, linha, cor e unidade. O profissional qualificado é designado como balonista artístico, designer ou artista dos balões.