Bambu-maciço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBambu-maciço
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Género: Dendrocalamus
Espécie: D. strictus
Nome binomial
Dendrocalamus strictus
(Roxb.) Nees

O bambu-maciço (Dendrocalamus strictus) é uma planta da família das gramíneas. Possui colmos maciços ou com cavidade reduzida, flexíveis e elásticos, folhas lanceoladas, espiguetas em panículas e fruto carióptico, pardo e hirsuto. Espécie originária da Índia e da Birmânia, é considerado um bambo mediano, com altura entre 8 e 20 metros e diâmetro de 2,5 a 8 centímetros. Por ser muito resistente é utilizada na construção de pontes, e suas sementes e raízes são comestíveis. Também é utilizada como fonte de madeira[1] e como matéria prima na indústria de papel[2].

Também é conhecida pelos nomes de bambu-cheio-chinês, bambu-de-caniço, bambu-de-pescador e bambu-macho.

Referências

  1. L. Watson and M. J. Dallwitz. «The grass genera of the world». sítio delta-intkey.com (em inglês). Consultado em 26 de Dezembro de 2012 
  2. Stéphane Schröder (21 de janeiro de 2010). «Dendrocalamus strictus». Guadua Bamboo. Consultado em 04 de junho de 2014  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.