BANDEPE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
BANDEPE
Razão social Banco BANDEPE S.A
Empresa de capital aberto
Atividade Serviços financeiros
Fundação 1966
Encerramento 2006
Sede Recife,  Pernambuco
Área(s) servida(s)  Pernambuco
Proprietário(s) Governo de Pernambuco (1966-1998)
ABN Amro (1998-2006)
Produtos Serviços bancários
Significado da sigla Banco do Estado de Pernambuco
Sucessora(s) Banco Real

O Banco do Estado de Pernambuco - BANDEPE, foi um banco público estadual de Pernambuco fundado em 1966 e privatizado em 1998[1].

Agência do BANDEPE em Serra Talhada, sertão pernambucano.

Inicialmente era denominado Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, tendo sido previsto para o fomento do estado, através das ações governamentais e beneficiando a expansão do parque industrial, não apenas com a instalação de novas indústrias mas também no crescimento das existentes, da agricultura e pecuária.

Posteriormente assumiu uma postura mais abrangente no mercado financeiro, deixando de lado sua roupagem de banco unicamente voltado para o financiamento público.

Através do Bandepe, o sistema bancário fez-se presente nos diversos municípios interioranos de Pernambuco, preteridos pelas demais instituições financeiras. Durante a década de 1980, passou por uma expansão e o seu número de agências chegou ao número 154, sendo que 9 delas eram agências interestaduais: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na região metropolitana de Recife eram mais de 20 agências. Também foi o primeiro banco oficial a interligar online suas agências, ainda na década de 1980.

Durante o movimento de privatização das estatais, na última década do século XX, quando chegou a sofrer um processo de intervenção do Banco Central do Brasil[2], foi levado à leilão em 1998, passando seu controle acionário ao ABN AMRO, através do Banco Real, que o incorporou em 2006[3]. Em 2008 o Banco Santander comprou a operação do holandês ABN Amro Bank na América Latina tornando-se no Brasil o terceiro maior banco em ativos.

Referências

  1. «Coleções - Museu do Estado de Pernambuco :: Mostrando a história». www.museudoestadope.com.br. Consultado em 26 de abril de 2016 
  2. «JC OnLine». www2.uol.com.br. Consultado em 26 de abril de 2016 
  3. «Folha de S.Paulo - ABN-Amro compra Banco do Estado de PE por R$ 182,9 mi - 18/11/98». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 26 de abril de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.