Banco
Bancos (do germânico banki, através do latim vulgar) são instituições financeiras intermediárias entre agentes superavitários e agentes deficitários.[1] Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.
Índice
História[editar | editar código-fonte]
O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidade de instituições que a guardassem e emprestassem. O nome "banco", porém, foi criado pelos banqueiros judeus de Florença na época do Renascimento, designando a mesa onde eram trocadas as moedas. Em 1406, foi criado aquele que é considerado o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova. Em 1983, o Banco da Escócia se tornou o primeiro banco a oferecer serviços eletrônicos, tendência esta que vem se ampliando continuamente desde então no mundo inteiro. [2]
Tipos de bancos[editar | editar código-fonte]
- Banco comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.
- Banco de investimento - Instituições que auxiliam pessoas físicas ou jurídicas a alocar o seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na Bolsa de Mercadorias e Futuros.
- Banco de desenvolvimento - Instituições que financiam projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma dada região.
- Banco misto (por exemplo: grande parte das instituições bancárias do Brasil são mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança)
Funções no Balcão de um Banco[editar | editar código-fonte]
- Tesoureiro/Caixa: contato direto com o cliente ao nível transacional (levantamentos, depósitos, transferências, gestão de tesouraria etc.) e comercial.
- Administrativo/Comercial: contato comercial com o cliente ao nível da venda de produtos e serviços e atendimento geral.
- Gestor de conta: responsável por uma carteira de clientes, dinamizando a venda de produtos e serviços direcionados.
- 2º Responsável ou Sub-gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional, na ausência do Gerente, bem como desempenho ao nível comercial de venda de produtos e serviços financeiros.
- Gerente: responsável pelo desenvolvimento comercial e institucional e elo entre chefias intermédias.
Referências
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 227.
- ↑ A História dos Bancos. Disponível em http://seuhistory.com/infograficos/historia-dos-bancos. Acesso em 1 de janeiro de 2016.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Banco Mundial
- Banco internético
- Sigilo bancário
- Sistema Financeiro Brasileiro
- Dinheiro
- Conta corrente
- Poupança
- Caixa eletrônico
Lista de bancos[editar | editar código-fonte]
- Lista de bancos da África
- Lista de bancos do Brasil
- Lista de bancos da Europa
- Lista de bancos da Oceania
- Lista de bancos de Portugal