TV Bandeirantes Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Band RS)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Bandeirantes Porto Alegre
Rádio e TV Portovisão Ltda.
TV Bandeirantes Porto Alegre
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 32 UHF
Virtual: 10 PSIP
Outros canais 32 UHF (Panambi)
05 VHF e 32 HD (Pelotas)
09 VHF e 32 HD (Bagé)
03 VHF (Osório)
04 VHF (Tramandaí)
07 VHF (São Lourenço do Sul)
12 VHF (São Borja)
Analógico:
10 VHF (1980-2018)
Sede Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre, RS
Rua Delfino Riet, 183 - Santo Antônio
MAPA
Slogan Gostamos de ser diferentes
Rede Rede Bandeirantes
Fundador João Jorge Saad
Pertence a Grupo Bandeirantes de Comunicação
Proprietário Johnny Saad
Antigo proprietário João Jorge Saad (1980-1999)
Presidente Johnny Saad
Fundação 30 de junho de 1980 (37 anos)
CNPJ 87.209.250/0001-14
Prefixo ZYB 616
Nome(s) anteriore(s) TV Difusora
Emissoras irmãs
Cobertura Estado do Rio Grande do Sul
Potência 25 kW
Página oficial band.uol.com.br/tv/rs
Sede da Band RS.

TV Bandeirantes Porto Alegre (conhecida também como Band RS) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Opera no canal 10 (32 UHF digital), e é uma emissora própria da Rede Bandeirantes. Seus estúdios ficam localizados no bairro do Santo Antônio, onde sedia-se todo o holding do Grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio Grande do Sul, e sua antena de transmissão está no Morro da Polícia.

História[editar | editar código-fonte]

Torre de microondas da Band RS.

A TV Bandeirantes de Porto Alegre surgiu da semente da Rádio Difusora que havia sido inaugurada em 27 de outubro de 1934. A TV Difusora entrou no ar em 10 de outubro de 1969. A data marcou a conclusão de um projeto iniciado em 1961, quando os freis conquistaram a concessão do canal junto ao Ministério das Comunicações. A idéia era criar uma programação genuinamente local que permitisse fazer de Porto Alegre um centro de produção cultural. A inauguração da emissora foi um evento muito bem organizado que contou com a presença do governador, Peracchi Barcellos, do cardeal Dom Vicente Scherer e do General Emílio Garrastazu Médici. Na oportunidade, Médici fez seu primeiro pronunciamento na televisão após ser escolhido o presidente da República.

Em 19 de fevereiro de 1972, a Difusora foi a primeira emissora brasileira a realizar transmissão ao vivo, em cores, diretamente da solenidade da Festa da Uva, de Caxias do Sul. Foi uma transmissão histórica em todo o país, inaugurando um novo momento da televisão brasileira. No dia seguinte, para confirmar o êxito da iniciativa, a Difusora transmitiu, novamente ao vivo e com imagem colorida, o jogo entre Grêmio e Associação Caxias. A partir daí, o investimento foi na qualidade da programação.

Em 3 de junho de 2010 a emissora inicia a transmissão do sinal digital (SBTVD) para a região metropolitana de Porto Alegre no canal 32 UHF (canal virtual 10.1), em caráter experimental, sendo inaugurada no dia 11 de junho. Com isso, a Band RS é a terceira emissora de Porto Alegre a transmitir a sua programação no formato digital na capital gaúcha.

Em 29 de agosto de 2016, após 32 anos no Grupo RBS, Paulo Brito passa a integrar o Grupo Bandeirantes, aonde terá um programa de variedades e participa atualmente do debate Os Donos da Bola RS.

Em 23 de janeiro de 2017, o jornalista Sérgio Cóssio, que trabalhou por RBS TV e SBT Santa Catarina é anunciado como novo diretor geral da Band no Rio Grande do Sul. Ele substitui Leonardo Meneghetti, que irá para São Paulo para chefiar um núcleo que atuará junto a rede de emissoras próprias da Band.

Anos áureos[editar | editar código-fonte]

Surgiram programas que acabaram se consagrando como o Câmera 10, Jogo Aberto e Portovisão, revelando e confirmando nomes de enorme prestígio na TV: Walmor Chagas, Moacyr Scliar, Sérgio Schüller, José Fogaça, Lauro Quadros, Carlos Bastos, Clovis Duarte, Ayrton Fagundes, Adroaldo Streck, Larry Pinto, Cascalho, José Antônio Daudt, Fernando Vieira, Tânia Carvalho e Geraldo José de Almeida, entre outros.

Em 1979, através de um acordo com os capuchinhos, a Rede Bandeirantes passou a ser responsável por 30% da programação da Difusora, retransmitindo este espaço diretamente de São Paulo. No ano seguinte, em 30 de junho de 1980, a Difusora foi adquirida pela Rede Bandeirantes, pertencente a família Saad, que tinha interesse em ampliar seus investimentos no sul do País. A partir daí, a então TV Difusora passou a se chamar TV Bandeirantes.

Em 1981, a emissora gaúcha lançou um programa diário matutino com o mágico Tio Tony, chamado Carrossel Bandeirantes. As manhãs eram finalizadas com o policialesco TV Cidade, apresentado por José Antônio Daudt e Solange Bittencourt.

Em meados dos anos 80 a Rede Bandeirantes voltou a investir em programas locais para sua emissora gaúcha. O diretor da Band RS, Paulo Solano, criou uma nova versão do Portovisão, convidando Clovis Duarte, Tatata Pimentel, José Antônio Daudt, Renato Pereira, Carlos Alberto Pires de Miranda, Xicão Tofani, Rosa Helena e Bibo Nunes para apresentarem o Meio-Dia A Hora Local, que ia ao ar até as 13h30.

Com a extinção do programa para dar lugar ao noticiário Acontece, gerado em São Paulo, e o esportivo Esporte Total, também vindo da sede da Rede Bandeirantes, foi criada uma nova atração para as 13h - o Sul TV, apresentado por Vera Armando. No final dos anos 90 a emissora contratou a ex-apresentadora do Jornal do Almoço e ex-deputada estadual Maria do Carmo Bueno para apresentar o programa Lado a Lado, a partir das 13h.

Outra atração local que marcou os anos 80 era o Bandeirantes Recebe, que ia ao ar aos sábados pela manhã, apresentado por Carmem Lucci.

A esposa do diretor Paulo Solano produziu um programa matinal de nome inusitado e curiosamente longo, apresentado por Rosa Helena: o Programa Feminino ou Quando as Mulheres Podem Falar o que Bem Entendem Sem que os Homens Interrompam. Este era o nome do programa, provavelmente o mais longo da história da TV brasileira.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
10.1 32 UHF 1080i Programação principal da Band RS / Band

Em 3 de junho de 2010 a emissora inicia a transmissão do sinal digital (SBTVD) para a região metropolitana de Porto Alegre no canal 32 UHF (canal virtual 10.1), em caráter experimental, sendo inaugurada no dia 11 de junho. Com isso, a Band RS é a terceira emissora de Porto Alegre a transmitir a sua programação no formato digital na capital gaúcha.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Bandeirantes Porto Alegre, bem como as outras emissoras de Porto Alegre e região metropolitana, cessou suas transmissões pelo canal 10 VHF em 14 de março de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. O switch-off aconteceu às 23h59, durante a exibição do filme Cruzada, na Quarta no Cinema, que foi substituído por um slide do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Programas[editar | editar código-fonte]

Sede da Band RS.

A Band RS em 2011 estreou diversos programas locais, que substituirão programas independentes ou lacunas abertas na programação, além de manter os principais programas, melhorados este ano.

  • Band Cidade RS: Tradicional telejornal da TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul. Ocupa a faixa local noturna da grade de programação. Herdou o projeto de jornalismo comunitário lançado pelo antecessor, Rede Cidade, que estreou em 1993 e tinha o comando do jornalista Bira Valdez. Antes da estreia do Rede Cidade, a emissora apresentava o Jornal do Rio Grande, parte de um antigo formato de jornalismo local da Rede Bandeirantes, que tinha ainda como integrantes o Jornal de São Paulo e Jornal do Rio em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. É apresentado por Sérgio Stock (Juliano Tonial ou Oziris Marins aos sábados), com comentários de André Machado (cidade e política), Filipe Duarte (esportes) e Lizemara Prates (agronegócio).
  • Cidadão Legal - É um programete de poucos minutos que reporta a vontade de várias pessoas em ajudar outras pessoas que são realmente necessitadas em todos os aspectos. Iniciou em 2000 como um projeto e logo virou programa de TV. Neste período, já contou mais de trezentas histórias de solidariedade, de pessoas de todas as classes sociais, das mais diversas formas. Reportado por Max Corrêa. Durante a programação.
  • Os Donos da Bola RS - É um programa de esportes que está no ar desde 2001, quando ainda se chamava Toque de Bola e mais tarde, Jogo Aberto RS. Estreou o novo nome em 29 de abril de 2013 e é uma edição local do programa ancorado por Neto apresentada por Filipe Duarte[1], com comentários de Bruno Ravazzolli, Daniel Oliveira e Caco da Motta, com reportagens e interatividade.
  • Carmen Flores com Você - Programa de variedades apresentado pela empresária Carmen Flores
  • Boca no Trombone - Programa sobre os direitos dos aposentados e pensionistas apresentado por Paulo André Solano. É uma versão televisiva do programa da Rádio Bandeirantes Porto Alegre.
  • Band Motores - Programa dedicado ao mundo automotivo, trazendo informações sobre os últimos lançamentos deste segmento. É apresentado por Cezar Bresolin
  • AgroBand - Telejornal rural semanal, apresentado por Lizemara Prates com reportagens de Gabriela Lerina (retransmitido pela Rádio Bandeirantes Porto Alegre).
  • Um Gordo na Cozinha - Programa culinário apresentado por Chef Zé Luiz.
  • Destaque Brasil - Programa que traz destaques do âmbito empresarial ao telespectador. É apresentado por Davenir Breier.
  • Programa Abraão Winogron- Temas relacionados à saúde destacado por especialistas. É apresentado pelo jornalista e médico Abraão Winogron.
  • Band Mulher - Programa de variedades e notícias apresentado por Regina Lima (ex-RBS). De segunda a sexta, 13:15. (estreou como Programa da Regina)
  • O Rio Grande Que Dá Certo - Programa sobre as histórias vencedoras de vida dos gaúchos.
  • Não é Mah Ideia - Programa apresentado por Maysa Bonissoni, com dicas e ideias criativas para inspirar o dia a dia. Aos sábados, 11:00.
  • Bah!, É Carnaval - Noticiário sobre a folia no estado. Aos sábados, 10:30
  • Trilegal Tchê - Sorteios, com distribuição de prêmios exclusivamente para o interior do Rio Grande do Sul, apresentado por Fernando Waschburger e Anelise Lopes. Aos domingos, 9:00 (em transmissão simultânea com a RecordTV RS).
  • Soul Sport - Programa que traz o incentivo para a prática de esportes, Aos sábados, 10:30
  • Cavalos Crioulos - A relação de homens e mulheres com os equinos. Aos domingos, 08:00

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Difusora
Canal 10 VHF de Porto Alegre
1980 - presente
Sucedido por