Bandcamp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandcamp
Logótipo de Bandcamp
Empresa privada
Indústria Streaming, compra e venda de música
Fundação 2007
Fundador(es) Ethan Diamond

Shawn Grunberger

Joe Holt

Neal Tucker

Sede Califórnia, Estados Unidos
Website oficial http://bandcamp.com/


Bandcamp é um empresa formada em 2007 pelos co-fundadores do Oddpost[1], Ethan Diamond e Shawn Grunberger, juntamente com os programadores Joe Holt[2] e Neal Tucker[3] mais tarde, em 2008, lançam a plataforma online para artistas independentes conseguirem divulgar e vender a sua música autonomamente[4]. Os utilizadores do Bandcamp podem usufruir de um microsite personalizável onde podem partilhar a sua música. Todas as faixas podem ser reproduzidas gratuitamente via streaming, e compradas independentemente ou em conjunto com o álbum.

A música pode também ser comprada como um presente[5]. O upload de música para a plataforma é gratuito, no entanto, o Bandcamp cobra uma percentagem de 15% no total de vendas no microsite do utilizador, e que é reduzida para 10% após o valor total de vendas do mesmo ultrapassar os 5000 dólares[6].

Direitos de autor[editar | editar código-fonte]

Os direitos de autor de um determinado conteúdo, são frequentemente violados quando é efetuado um download não autorizado. Para combater a violação de direitos de autor o Bandcamp disponibiliza a transmissão da música completa gratuitamente, dando ao mesmo tempo a opção, ao consumidor, de efetuar uma doação monetária à sua escolha ao artista como maneira de apoiar o seu trabalho. Uma percentagem das vendas acontece devido aos motores de pesquisa que através de etiquetas apresentam resultados para o microsite do artista[7][8]. Desde a sua fundação, o valor total de vendas em dólares, pode ser encontrado aqui [9].

Bandcamp para editoras[editar | editar código-fonte]

O Bandcamp para editoras foi lançado em Dezembro de 2014[10], proprocionando ferramentas para contabilidade e estatísticas dos artistas na mesma editora. Tambem permite uma interface única para a mercadoria da editora. O plano de utilização para editoras é pago, contrariamente ao plano de utilização para os artistas que é gratuito[11]. Algumas das editoras mais populares a utilizar o Bandcamp são a Sub Pop, Ninja Tune, Truth and Soul, Grosse Boïte, Fat Wreck Chords, Relapse, Future Classic, Innovative Leisure, Software, RVNG, e Styles Upon Styles.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial do Bandcamp
Página do Bandcamp da Sub Pop
Página do Bandcamp da Ninja Tune
Página do Bandcamp da Truth and Soul
Página do Bandcamp da Groisse Boïte
Página do Bandcamp da Fat Wreck Chords
Página do Bandcamp da Relapse
Página do Bandcamp da Future Classic
Página do Bandcamp da Innovative Leisure
Página do Bandcamp da Software
Página do Bandcamp da RVNG
Página do Bandcamp da Styles Upon Styles