Bandeira da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha
Aplicação
FIAV 110100.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 23 de maio de 1949
Cores
  Preto
  Vermelho
Ouro

A bandeira da Alemanha é um tricolor que consiste em três faixas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado.[1] Esta versão foi adotada pela primeira vez como a bandeira nacional da Alemanha moderna em 1919 durante a República de Weimar.

A Alemanha possui duas tradições concorrentes em termos de cores nacionais, preto-vermelho-dourado e preto-branco-vermelho, que desempenharam um papel importante na história moderna alemã. O tricolor preto-vermelho-dourado apareceu pela primeira vez no início do século XIX e alcançou proeminência durante as revoluções de 1848 nos Estados alemães. O curto Parlamento de Frankfurt propôs a tricolor como a bandeira para um único Estado alemão unificado e democrático. Esta versão foi adotada como a bandeira nacional pela República de Weimar ao final da Primeira Guerra Mundial. O tricolor foi novamente designado como a bandeira tanto da Alemanha Ocidental quanto da Oriental em 1949. As duas eram idênticas até 1959, quando a versão Oriental recebeu a adição de um brasão de armas. O tricolor preto-vermelho-dourado limpo voltou a ser bandeira nacional após a Reunificação da Alemanha em 3 de outubro de 1990.

A Confederação da Alemanha do Norte adotou o tricolor preto-branco-vermelho em 1866 após a Guerra Austro-Prussiana. Esta posteriormente tornou-se a bandeira do Império Alemão, formado em 1871 depois da Unificação Alemã, e usada até seu fim em 1918. As cores foram reintroduzidas como as cores nacionais do país com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933, substituindo as cores republicanas com as cores imperiais até o final da Segunda Guerra Mundial.

As cores da bandeira moderna são associadas com a democracia republicana formada depois da Primeira Guerra e representam a unidade e liberdade alemã.[2] Essas mesmas cores foram usadas como cores dos partidos políticos Social-Democrata da Alemanha, Centro Alemão e Democrático Alemão durante a República de Weimar para defender o país contra extremistas da direita e esquerda.

Variantes da bandeira[editar | editar código-fonte]

Bandeira civil[editar | editar código-fonte]

A bandeira nacional alemã ou Bundesflagge (bandeira federal), contendo somente a tricolor preta-vermelha-dourada, foi introduzida como parte da constituição da Alemanha (Ocidental) em 1949.[3] Seguindo a criação de bandeiras separadas para governo e exército nos últimos anos, a somente tricolor é usada agora como a bandeira civil e insígnia civil alemã. Esta bandeira é também usada por autoridades não-federais para mostrar sua conexão ao governo federal – por exemplo, as autoridades dos estados alemães usam a bandeira nacional alemã junto com suas próprias bandeiras.

Bandeira governamental[editar | editar código-fonte]

A bandeira governamental da Alemanha é oficialmente conhecida como Dienstflagge der Bundesbehörden (bandeira estatal para as autoridades federais) ou o nome mais curto, Bundesdienstflagge. Introduzida em 1950, a bandeira governamental é a bandeira civil desfigurada com uma insígnia conhecida como Bundesschild (insígnia ou escudo federal), que se sobrepõe em até um quinto das bandas pretas e douradas.[4] A Bundesschild é uma variante do brasão de armas da Alemanha, onde as principais diferenças são a ilustração do falcão e a forma do escudo: a Bundesschild é arredondada, o brasão de armas padrão não é. A bandeira governamental só pode ser usada por autoridades do governo federal e seu uso por outros é uma ofensa, punível com uma multa.[5] Uso público de bandeiras similares à Bundesdienstflagge (ou seja, uso do brasão de armas oficial ao invés do Bundesschild) é, ainda que não realmente existente, tolerada e tais bandeiras são por vezes vista em eventos esportivos internacionais.

Nem todas as autoridades federais usam a bandeira estatal. Algumas das mais altas autoridades federais – o Bundestag, o Bundesrat, o Bundesversammlung, a Chancelaria e a Corte Constitucional – usam a bandeira nacional.

Bandeira Federal[editar | editar código-fonte]

A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. É usada somente por autoridades federais.

Bandeira de guerra[editar | editar código-fonte]

FIAV 000001.svg Kriegsflagge

Na atualidade a bandeira de guerra (Kriegsflagge), corresponde a uma versão modificada da bandeira nacional, com um triângulo do lado exterior da bandeira. Também se assemelha bastante com a bandeira federal. Ao longo da história a Alemanha teve diversos emblemas para suas Forças Armadas, e que em geral correspondem a versões modificadas de suas bandeiras nacionais

A primeira bandeira de guerra utilizada pela Confederação Germânica consta da bandeira nacional, a qual se agrega um falcão de duas cabeças negra, sobre um fundo amarelo, no canto superior esquerdo da bandeira. Esta bandeira foi utilizada entre 1848 e 1867, quando foi substituída por uma bandeira branca com uma cruz negra (símbolo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e símbolo das Forças Armadas Alemãs até hoje). Sobre a cruz negra um falcão igual a da bandeira da Prússia. No canto superior esquerdo da bandeira se encontrava a bandeira imperial, e a Cruz de Ferro sobreposta a ela.

Esta bandeira nunca foi utilizada e foi substituída em 1922, pela bandeira imperial com a Cruz de Ferro. Com a chegada dos nazistas ao poder a bandeira foi eliminada e criou-se em 1935 a Reichkriegsflagge (Bandeira de Guerra do Reich), agora incorporando os símbolos do nazismo. Após o fim da guerra, a bandeira só foi reincorporada, com seu atual desenho em 1956.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Especificações da bandeira da Alemanha

O Artigo 22 da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha – a constituição alemã – afirma: "A bandeira federal deverá ser preta, vermelha e dourada."[3] Seguindo especificações determinadas pelo governo alemão (Ocidental) em 1950, a bandeira apresenta três barras de larguras iguais e possui uma proporção de comprimento-largura de 3:5;[4] a tricolor usada durante a República de Weimar possuia uma proporção de 2:3.[6]

As cores exatas usadas para a bandeira da Alemanha não foram oficialmente definidas na época da adoção da bandeira e mudaram desde então.[7] O gabinete federal introduziu uma identidade corporativa para o governo alemão em 2 de junho de 1999, a qual atualmente utiliza as seguintes cores:[8]

Esquema de cores Preto Vermelho Dourado
RAL 9005
Jet black
3020
Traffic red
1021
Cadmium yellow
HKS 0, 0, 0 5.0PB 3.0/12 6.0R 4.5/14
CMYK 0.0.0.100 0.100.100.0 0.12.100.5
Pantone Black 485 7405*
HTML #000000 #FF0000 #FFCC00

*O valor dado aqui é uma alternativa as seguintes combinações mais complicadas: Amarelo (765 g), Vermelho 032 (26 g), Preto (11 g), Branco Transp. (198 g)

História[editar | editar código-fonte]

A teoria mais provável para a bandeira alemã é que ela foi inspirada nos uniformes dos Freikorps, tropas voluntárias do major Lützower, que lutaram para libertar a Alemanha do domínio do estadista francês Napoleão Bonaparte. As jaquetas dos soldados eram pretas, com botões cor de ouro e as barras eram enfeitadas com tecido vermelho.

Outra hipótese é que ela é uma reprodução da bandeira do Sacro Império Romano-Germânico, que era composta de um fundo amarelo com uma águia preta e com garras e bico vermelhos. De qualquer forma, a bandeira foi oficialmente adotada como símbolo nacional em 10 de Março de 1848, pela Confederação Germânica.

Após a formação da Confederação da Alemanha do Norte, foi criada uma nova bandeira mesclando as cores tradicionais da Prússia (preto e branco), e a dos pequenos estados da Liga Hanseática (branco e vermelho). Esta bandeira foi posteriormente adotada pelo Império Alemão.

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, o império foi dissolvido e se formou a República de Weimar que retomou a antiga Schwarz-Rot-Gold a partir de 11 de Agosto de 1919.

A luta entre monarquistas e republicanos por qual bandeira se deveria usar durou vários anos, até que em 1926 se permitiu o uso da bandeira imperial em delegações estrangeiras. Em 1933, após assumir o controle do país, o Partido Nazista, junto com seu Führer Adolf Hitler, suprimiu a bandeira republicana e instaurou a bandeira imperial, que foi substituída em 15 de Setembro de 1935 pela Bandeira Nazista, que incluía uma suástica preta, em um disco branco sobre um fundo vermelho.

Em 1945 o regime nazista foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, pelas forças aliadas, a Alemanha Nazista foi desmantelada, e o uso de símbolos nacionais foi vetado, principalmente símbolos nazistas.

As embarcações alemãs precisavam de algum símbolo para serem identificadas em alto-mar, então criaram uma bandeira baseada no Código internacional de navegação marítima. A bandeira representa a letra C (de Charlie), e foi usada com um triângulo do lado direito.

Esta bandeira foi utilizada até 1949, quando os estados da República Federal Alemã e República Democrática Alemã retornaram a bandeira Schwartz-Rot-Gold. Em 1959, a Alemanha oriental desenhou sua própria bandeira, para se diferenciar de sua contraparte ocidental, que foi utilizada até 1990, quando ambos estados se reunificaram sobre a mesma bandeira.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde março de 2009). Ajude e colabore com a tradução.

Referências

  1. «Anordnung über die deutschen Flaggen» (PDF). Ministério da Justiça da Alemanha. 13 de novembro de 1996. Consultado em 18 de julho de 2016. 
  2. «Schwarz Rot Gold: Symbol der Einheit». Parlamento Federal da Alemanha. 15 de dezembro de 2004. Consultado em 18 de julho de 2016. 
  3. a b «[[Lei Fundamental da República Federal da Alemanha]] Ver Artigo 22» (PDF) (em alemão). 23/05/1949. Consultado em 19 de janeiro de 2009.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  4. a b Governo Federal da Alemanha (07/07/1950). «Anordnung über die deutschen Flaggen». documentArchiv.de (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009. 
  5. «§ 124 OWiG: Benutzen von Wappen oder Dienstflaggen» (em alemão). Federal Government of Germany. 24/05/1968. Consultado em 22 de janeiro de 2009. 
  6. Governo do Reich Alemão (11/04/1921). «Verordnung über die deutschen Flaggen». documentArchiv.de (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009. 
  7. «Colours of the Flag (Germany)». Flags of the World. 05/08/1998. Consultado em 19 de janeiro de 2009.  Contém a carta do Ministério do Interior da Alemanha (30 de julho de 1998)
  8. Governo Federal da Alemanha (17/12/2007). «Primärfarben». Documentação de identidade corporativa (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bandeiras da Alemanha
Bandeira da Alemanha Alemanha
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Desporto • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens