Bandeira da Alemanha Oriental
| Proporção | 3:5 |
|---|---|
| Adoção | 1 outubro 1959 |
| Notas | |
A Bandeira da Alemanha Oriental e oficialmente Bandeira da República Democrática da Alemanha (em Alemão: Flagge der Deutschen Demokratischen Republik) foi um símbolo utilizado oficialmente pela Alemanha Oriental entre 1 de Outubro de 1959 a 3 de Outubro de 1990, quando foi oficialmente retirada dos edifícios públicos e antigos departamentos da Alemanha Oriental.[1]
A Bandeira eram as três listas horizontais na bandeira da antiga República de Weimar, com as cores preta, vermelha e dourada. Depois de 1959, o novo emblema da Alemanha Oriental foi colocado ao centro, para distingui-la da bandeira da Alemanha Ocidental. Contendo um martelo (simbolizando os operários) e um compasso (simbolizando os intelectuais) dentro de uma coroa de espigas de trigo (simbolizando os camponeses).[2]
História e Uso
[editar | editar código]Uso antes de 1953
[editar | editar código]
Após a Segunda Guerra Mundial, os atuais estados alemães de Brandemburgo, Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia ficaram sobre responsabilidade da União Soviética para ocupar, reconstruir e eliminar o que sobrou da Alemanha Nazista (Desnazificação) entre 1945 e 1949. Neste período era comum utilizar a bandeira soviética para indicar que se tratava da zona soviética na Alemanha, o mesmo era feito nas outras três zonas aliadas que formaram a Alemanha Ocidental em Maio de 1949; Em 7 de Outubro de 1949 a zona soviética conseguiu sua independência, organizada pela União Soviética e promulgada pelo Partido Comunista da Alemanha (que seria fundido a outros mais tarde).
Em 1949 a Alemanha Oriental utilizava a bandeira histórica alemã da República de Weimar (1919-1933). Houveram propostas para diferentes bandeiras, incluindo o esquema de cores tradicional da Bandeira do Império Alemão, mas se manteve o uso da bandeira alemã comum para desassociar do regime nazista que já utilizava o esquema tradicional.[3][4]
Uso entre 1953 e 1990
[editar | editar código]Quando o emblema foi adicionado a bandeira pela primeira vez em 1953, o brasão de armas mudou para diferentes esboços e cores, fazendo com que a bandeira também precisa ser atualizado a cada alteração. A ultima versão foi a de 1 de Outubro de 1959, que perdurou até 3 de Outubro de 1990 quando a bandeira foi oficialmente retirada de prédios e lugares públicos.[1]
Uso fora da Alemanha Oriental
[editar | editar código]
A exposição desta bandeira foi considerada inconstitucional na Alemanha Ocidental e na Berlim Ocidental. Apenas em 1969 o governo da Alemanha Ocidental alterou esta política.
Durante a segunda metade da Guerra Fria poderia ser comum encontrar referencias a bandeira em embaixadas após a Alemanha Oriental entrar na ONU, fora sua exposição na União Soviética, nas armas do Pacto de Varsóvia e na Copa do Mundo.
Uso Nostalgico
[editar | editar código]Após a Reunificação da Alemanha, a bandeira não deixou de ser usada por alguns civis e comércios por questões de nostalgia pela estética e memória da Alemanha Oriental, um movimento chamado de "Ostalgie".[5]
Ver também
[editar | editar código]Referências
[editar | editar código]- 1 2 «O que aconteceu com a bandeira da Alemanha Oriental? (em Inglês)». Lost Flags. 23 de Outubro de 2025. Consultado em 15 de Maio de 2026
- ↑ Schurdel, Harry D. (1995). Flaggen & Wappen Deutschland: Länderkunde. Augsburg: Battenberg. ISBN 978-3-89441-136-7
- 1 2 «Proposals 1944-1949 (Germany)». www.crwflags.com. Consultado em 15 de maio de 2026. Cópia arquivada em 9 de janeiro de 2026
- ↑ «Occupied Germany 1945-1949». www.crwflags.com. Consultado em 15 de maio de 2026. Cópia arquivada em 11 de março de 2026
- ↑ Banchelli, Eva (2006). Taste the East: linguaggi e forme dell'Ostalgie. Bergamo: Bergamo university press. ISBN 978-88-87445-92-3
