Bandeira da Cacássia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Cacássia
Bandeira da Cacássia
Aplicação
FIAV 000000.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Cores
  Azul
  Branco
  Vermelho
  Verde
Ouro
Tipo Regionais

A Bandeira da Cacássia é um dos símbolos oficiais da República da Cacássia, uma subdivisão da Federação Russa. Foio aprovada pelo Parlamento Regional em 6 de Junho de 1992. Sofreu alterações em 25 de novembro de 1993 e 24 de setembro de 2003.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Desde 1992, a Cacássia teve três bandeiras em uso, todas três possuiam a mesma estrutura: um desenho de um retângulo com proporção largura-comprimento de 1:2 dividido em três faixas horizontais nas cores azul-branco-vermelho e uma faixa vertical verde. A bandeira de 1992 possuia um sol negro com bordas brancas. Em 1993, o sol foi modificado para amarelo ouro com bordas brancas. Em 2003, o governo federal mantendo as cores modificando a ordem, modificou novamente a bandeira para que nenhuma bandeira subnacional fosse igual à nacional. Além disso, as bordas brancas substituído pelo verde.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A atual consiste em quatro faixas, três horizontais de mesma altura nas cores azul, branco e vermelho, respectivamente, e uma faixa verde vertical de mesma espessura no lado esquerdo. Na faixa verde há um símbolo solar constituído por dois anéis concêntricos e quatro raios indiretos.

Simbologia[editar | editar código-fonte]

As cores da bandeira seguem o padrão da maioria dos países do leste europeu, de algumas bandeiras de outras subdivisões russas, assim como a própria Bandeira da Rússia, ou seja, usam as cores Pan-Eslavas que são o vermelho, o branco e o azul. O símbolo solar em ouro é um símbolo do universo.