Bandeira da Nova Zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Nova Zelândia
Bandeira da Nova Zelândia
Aplicação
FIAV 111110.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:4
Adoção 1 de Julho de 1971
Cores
  Azul
  Vermelho
  Branco
Tipo nacionais

A bandeira da Nova Zelândia é azul marinho, e tem no seu lado de cima a esquerda a bandeira da União, com mais 4 estrelas à direita, que representam a constelação de Crux.

A bandeira nunca foi alterada desde que o país se tornou independente do Reino Unido, em 1931.

Referendo[editar | editar código-fonte]

Bandeira finalista sujeita a referendo

Desde o início de 2015 o governo do país lançou um concurso para adotar uma nova bandeira para o país, tendo sujeitado o processo a referendos em 2015–2016.[1] [2] [3] O comitê responsável pelo novo desenho recebeu 10.292 sugestões,[1] Destas, 40 bandeiras foram selecionadas para outra fase de seleção,[4] que destas escolheu em 1 de setembro de 2015 quatro finalistas,[5] [6] .[7] [8] [9]

Em 3 de março de 2016 começou a votação. Como finalistas ficaram duas bandeiras a atual e o modelo finalista, eleito a partir de milhares de propostas submetidas a concurso.

As opções são manter a bandeira atual, azul, com a bandeira da União à esquerda, em cima, e as quatro estrelas vermelhas que representam a constelação Cruzeiro do Sul; ou dar preferência à nova proposta, que mantém o fundo azul, mas inscreve a árvore característica do país, a samambaia, conservando também as quatro estrelas.

A fazer fé nas sondagens, a bandeira assinada pelo designer Kyle Lockwood e apurada como finalista não parece contudo ter muitas chances.

O referendo vai prolongar-se por três semanas e é defendido como uma oportunidade única pelo primeiro-ministro neozelandês, John Key, que o vê como uma hipótese para o país modernizar um dos seus símbolos.[10]

Ao final do referendo, 56,6% dos eleitores mostraram-se contra a mudança.[11] [12] A proposta alternativa, desenhada por Kyle Lockwood e defendida pelo primeiro-ministro John Key, obteve 43,2% dos votos.[13] [14]

Bandeiras anteriores[editar | editar código-fonte]

1834

Foi adotada em 9 de março de 1834, após a independência do país eleita por votação pelos chefes maoris, se baseia nas bandeiras dos EUA e do Reino Unido.

1841

Entrou em vigor após o Tratado de Waitangi, acordo entra britânicos e maoris. Ainda tem Crux e a bandeira é similar a do Reino Unido.

1869

A bandeira é a mais similar a atual, a diferença é o NZ (inglês: New Zealand)

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.