Bandeira da Terra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Terra
Bandeira proposta por Oskar Pernefeldt em 2015

Ideias de uma bandeira da Terra existem com conceitos que representam o planeta e a humanidade em aspectos políticos, naturais e sociais.

Desde a primeira celebração do Dia da Terra em 22 de abril de 1970 , foi utilizada uma bandeira de cor azul escuro com a figura do planeta obtida pela NASA. Esta bandeira está associada com o Dia da Terra com o objetivo de conscientizar a população dos problemas do meio ambiente. Esta bandeira foi desenhada por John McConnell, um ativista do pacifismo, sem caráter oficial.

Em maio de 2015, o designer gráfico sueco Oskar Pernefeldt, da Faculdade de Desing Beckmans, em Estocolmo,[1] divulgou o projeto de uma bandeira para o planeta Terra, sendo ela com um fundo azul e com sete anéis brancos interligados, simbolizando a união pacífica dos continentes,[2] e com dois objetivos:[3] [4]

  1. Ser utilizada para representar o planeta Terra.
  2. Lembrar as pessoas que compartilhamos este planeta, sem se importar com as fronteiras nacionais; e lembrar que devemos cuidar uns dos outros e do planeta em que vivemos.

Esta bandeira representaria a humanidade em diversos eventos, entre eles, uma possível viagem tripulada a Marte,[5] ou outros eventos globais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.[1] Pernefeldt também sugere que a bandeira seja usada em missões científicas de caráter global, como em bases científicas na Antártica.[6] Os sete anéis, representam os continentes e também remetem a uma flor, símbolo da vida na Terra.[7] [8]

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.