Bandeira de Curaçau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Curaçao.svg

A bandeira de Curaçao é um campo azul com uma faixa horizontal amarela um pouco abaixo do centro do pano, e duas estrelas brancas de cinco pontas ao cantão. O azul simboliza o mar e o céu (a parte superior e a parte inferior, respectivamente) dividido por uma barra amarela que representa o sol brilhante que agracia a ilha. As duas estrelas representam Curaçao e Klein Curaçao, mas também "Amor & Felicidade". As cinco pontas de cada estrela simbolizam os cinco continentes dos quais o povo de Curaçao provém.

De acordo com o Flags of the World, a barra horizontal tem um rácio de 5:1:2. As estrelas têm um diâmetro de 1/6 e 2/9 da altura da bandeira. O centro da estrela mais pequena é 1/6 da altura da bandeira a partir das extremidades esquerda e superior, e o centro da estrela maior é 1/3 a partir das extremidades esquerda e superior. O azul é Pantone 280, e o amarelo, Pantone 102.

Curaçao recebeu aprovação para uma bandeira em 1979. Duas mil propostas foram avaliadas por uma comissão especial. Dez foram seleccionadas e a comissão escolheu uma destas a 29 de novembro de 1982. Com algumas modificações, a bandeira foi adoptada a 2 de julho de 1984.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. [1] (em inglês)

Wiki letter w.svgEste artigo sobre vexilologia é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.