Bandeira de Hong Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Bandeira de HK
FIAV 110000.svg Proporção: 2:3
Bandeira de Hong Kong durante o domínio britânico.
As bandeiras de HK e da RPC tremulando no pátio do Conselho Legislativo. É uma rotina comum hastear a bandeira regional à esquerda da bandeira nacional ao ar livre.

A bandeira regional da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China (Chinês tradicional: 中華人民共和國香港特別行政區區旗, Chinês simplificado: 中华人民共和国香港特别行政区区旗) é vermelha com uma Bauhinia blakeana de cinco pétalas, branca e estilizada. A cor vermelha nesta bandeira regional é a mesma daquela na Bandeira da República Popular da China.

A bandeira foi adotada em 16 de Fevereiro de 1990, e recebeu aprovação formal do Comitê Preparatório em 10 de Agosto de 1996. Ela foi oficialmente hasteada em 1 de Julho de 1997, em uma cerimônia histórica que marcou a transferência da soberania de Hong Kong do Reino Unido para a RPC. O uso preciso da bandeira regional é regulado através de leis aprovadas pela 58ª reunião executiva do Conselho de Estado que aconteceu em Pequim.

A antiga bandeira colonial foi usada de 27 de Julho de 1959 à 30 de Junho de 1997 sob subjugo britânico. Era a Insígnia Azul desfigurada do Reino Unido com o brasão de Hong Kong, em um disco branco centrado na metade externa da bandeira. O desenho de 1876 mostrava um brasão colonial, mostrando uma cena local ao invés do Brasão de Hong Kong.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Quando a bandeira é feita, a frente e o verso da bandeira ficam idêntico um ao outro (imagem espelhada). O governo de Hong Kong especificou tamanhos, cores e parâmetros de fabricação para que a bandeira seja feita. Essas regras estão descritas nas subseções abaixo.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Símbolo do Conselho Urbano desde o seu início nos anos 1960 até sua abolição em 1999.

O desenho da bandeira carrega significados culturais, políticos e regionais. A cor, por si só é significante: vermelho é sempre a cor festiva para o povo chinês e pode lembrar alguém que o Exército Popular de Libertação já foi chamado de Exército Vermelho Chinês. Portanto, a cor converge um senso de comemoração e nacionalismo. Além disso, o vermelho é idêntico àquele usado na bandeira da RPC, o que implica a forte ligação restabelecida entre a Hong Kong pós-colonial e sua pátria-mãe. A justaposição de vermelho e branco simboliza o princípio político de ‘’um país, dois sistemas’’ aplicado à região, com uma ‘’Bauhinia blakeana’’ estilizada harmonizando essa dicotomia.

A bauhinia tem sido o emblema floral de Hong Kong desde 1965 e foi usado como um símbolo do agora extinto Conselho Urbano (mostrado à direita). Pode-se observar os elementos de design que foram incorporados à bandeira de Hong Kong.

Construção[editar | editar código-fonte]

Plano de construção para a bandeira regional. Um pré-requisito para o fabrico de tamanhos de bandeira fora do padrão estipula que todas as proporções na bandeira sancionada original sejam preservadas.

O fundo da bandeira retangular é vermelho. Também existe a intenção de ser a mesma cor usada para a RPC. A razão entre sua largura e o comprimento é de 1,5. Em seu centro há uma bauhinia branca estilizada de cinco pétalas. O círculo que circunscreve a bauhinia tem um diâmetro de 0,6 vezes a altura total da bandeira. As pétalas são espalhadas uniformemente ao redor do ponto central da bandeira e rotaciona para fora em sentido horário. Cada pétala possui uma estrela vermelha de 5 pontas com um traço vermelho, sugerindo um androceu de uma flor. O traço vermelho faz com que cada pétala pareça estar sendo dividida pela metade. A passagem que é usada para permitir que a bandeira seja deslizada ou erguida em um mastro é branca.

Especificações de tamanho[editar | editar código-fonte]

Essa tabela lista todos os tamanhos oficiais para a bandeira. Tamanhos que desviem dessa lista são considerados fora do padrão.

Tamanho Comprimento e largura em cm
1 288 × 192
2 240 × 160
3 192 × 128
4 144 × 96
5 96 × 64
Bandeira de carro 30 × 20
Bandeira para cerimônias oficiais 21 × 14
Bandeira de mesa 15 × 10

Especificações de cor[editar | editar código-fonte]

As cores seguintes são as aproximações daquelas da bandeira de Hong Kong em diferentes modelos de cores. É sortido para HTML, RGB, Cores da web (notação hexadecimal); o equivalente em CMYK; cores de tinta; o equivalente em HSV e o número equivalente do Pantone.

Cor HTML CMYK Cor têxtil HSV Pantone
Vermelho #FF0000 0-87-99-0 Chinese red 0°,100%,50% 186
Branco #FFFFFF 0-0-0-0 White 0°,100%,100%

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira de Hong Kong

Ligações externas[editar | editar código-fonte]